Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu o “herdeiro” de Charles Darwin

28 dez, 2021 - 09:53 • Filipe d'Avillez

Edward Wilson era considerado um dos maiores especialistas em história natural, a par de David Attenborough.

A+ / A-

Morreu no passado domingo, aos 92 anos, o naturalista Edward Wilson, apelidado de “herdeiro” de Charles Darwin.

Especialista em formigas, ao ponto de ser conhecido como “ant man”, era considerado uma das maiores autoridades em matéria de história natural, a par de nomes como David Attenborough.

A notícia da sua morte foi dada pela fundação que criou, numa nota em que se lê que “E. O. Wilson era conhecido como o ‘herdeiro natural de Darwin’”, destacando o pioneirismo do seu estudo de formigas, que o levou a concluir que a natureza humana é condicionada pela genética mais do que pela cultura.

A Fundação não adiantou uma causa de morte, mas diz que está a ser planeada uma homenagem para 2022.

Apesar de ter sido criado numa família evangélica, nos Estados Unidos, Wilson acabaria por se afastar da crença religiosa à medida que aprofundou os seus estudos científicos. Mais tarde, porém, enveredou esforços para unir a comunidade científica e a religiosa na causa comum de preservar o planeta.

Autor de vários livros, foi “Sociobiology: The New Synthesis”, em que explanou a sua teoria de que todo o comportamento humano depende da genética, que acabou por ser mais polémico, valendo-lhe duras críticas e acusações de racismo.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+