Tempo
|
A+ / A-

Helena Buescu é vencedora do Prémio Literário Vergílio Ferreira

20 dez, 2021 - 17:52 • Lusa

Instituído pela Universidade de Évora em 1996, este galardão incide sobre o conjunto da obra de um autor que se tenha distinguido nos domínios da ficção ou do ensaio.

A+ / A-

Helena Carvalhão Buescu, professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, conquistou, esta segunda-feira, o Prémio Vergílio Ferreira 2022, atribuído pela Universidade de Évora (UÉ).

Em comunicado, a UÉ anunciou que o júri, decidiu atribuir a distinção a esta professora catedrática, que leciona Literatura Comparada e é considerada a “autoridade incontestável dos estudos comparatistas”.

“O alcance do ensaio de Helena Buescu transcende o contexto estritamente académico: a compreensão do mundo e a sabedoria plasmadas nos seus textos ensaísticos, das quais decorrem não apenas o ímpeto pedagógico natural como o olhar humanista inspirador, encontram-se bem patentes”, salientou o júri, citado pela academia alentejana.

“O conjunto da obra de Helena Carvalhão Buescu e o seu trabalho académico ofereceram e continuam a oferecer um contributo assinalável para o estudo de literaturas e culturas lusófonas em âmbitos que incluem e ultrapassam largamente o contexto nacional”, realçou, ainda, a universidade.

Além da sua obra escrita e do seu trabalho de intervenção académica e cultural, a vencedora “trilhou uma carreira impactante no ensino universitário”, acrescentou.

O “mérito mais saliente” da sua obra “tem sido, porventura, a consistente releitura dos cânones da literatura portuguesa e lusófona à luz do diálogo com sistemas literários e filosóficos supranacionais, nos quais aquela não pode deixar de participar sem uma perda assinalável de valor e de sentido para ambas as partes”.

Helena Carvalhão Buescu publicou 12 livros de ensaio, como “Chiaroscuro: Modernidade e Literatura” (2001), “Cristalizações: Fronteiras da Modernidade” (2005) ou “Emendar a Morte: Pactos e(m) Literatura” (2008), “O Grande Terramoto de Lisboa: Ficar Diferente” (2005) ou “Experiência do Incomum e Boa Vizinhança” (2013).

A sua obra mais recente, intitulada “O Poeta na Cidade: A Literatura Portuguesa na História” (2020), ganhou o Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho, da Associação Portuguesa de Escritores (APE).

Instituído pela UÉ em 1996, para homenagear o escritor que lhe dá o nome, o Prémio Literário Vergílio Ferreira destina-se a galardoar anualmente o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante nos domínios da ficção e/ou ensaio.

A edição de 2022 do galardão, segundo a universidade alentejana, contou com nomeações oriundas de seis instituições, em representação de dois países.

Quanto à cerimónia de entrega do Prémio Vergílio Ferreira 2022, à semelhança de edições anteriores, está marcada para 1 de março, data em que se assinala o aniversário da morte do escritor Vergílio Ferreira (1916-1996), patrono do prémio e autor de "Aparição".

Este galardão foi atribuído, pela primeira vez, a Maria Velho da Costa, seguindo-se Maria Judite de Carvalho, Mia Couto, Almeida Faria, Eduardo Lourenço, Óscar Lopes, Vítor Manuel de Aguiar e Silva e Agustina Bessa-Luís.

Manuel Gusmão, Fernando Guimarães, Vasco Graça Moura, Mário Cláudio, Mário de Carvalho, Luísa Dacosta, Maria Alzira Seixo, José Gil, Hélia Correia, Ofélia Paiva Monteiro, Lídia Jorge, João de Melo, Teolinda Gersão, Gonçalo M. Tavares, Nélida Piñon, Carlos Reis e Ana Luísa Amaral são os outros galardoados.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+