Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Festas do Povo de Campo Maior são Património da Humanidade

15 dez, 2021 - 15:01 • Ricardo Vieira

Dia histórico para a vila alentejana que vê reconhecida a celebração centenária, em que os vizinhos se juntam para decorar as ruas com flores de papel, num espetáculo sensorial de luz e cor.

A+ / A-

As Festas do Povo de Campo Maior são Património Imaterial da Humanidade, anunciou esta quarta-feira a UNESCO.

A decisão foi tomada na 16.ª reunião do Comité do Património Mundial, que decorre no Sri Lanka.

Em Campo Maior, as flores nascem sempre que o povo quer. Durante largos meses, os moradores de cada rua dão forma às decorações de papel, em absoluto sigilo, perante gáudio de milhares de visitantes.

Vontade, criatividade e voluntariado caraterizam as tradicionais Festas do Povo de Campo Maior. “Arte nas mãos” ou “essência de um povo”, as expressões que mais se ouvem para caraterizar esta manifestação da cultura popular que, desde hoje, é Património Imaterial da Humanidade. Nas flores de papel, nas típicas pandeiretas e no cantar das saias encontra-se a alma campomaiorense.

As Festas do Povo de Campo Maior, no distrito de Portalegre, passaram, em dezembro de 2018, a estar inscritas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

O processo relativo à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, estava em curso desde 2015.

Tradição secular realizada pela última vez em 2015, estas festividades tradicionais são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas, sobretudo localizadas no centro histórico, "engalanadas" com milhares de flores de papel, feitas pela população.

Promovidas pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior, as festas na vila alentejana só se realizam quando a população quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua originalidade e cariz popular, com os habitantes a prepararem, durante meses, a ornamentação das ruas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+