Tempo
|
A+ / A-

Festas de Campo Maior Património da Humanidade. “Hoje tocarão as pandeiretas e as famosas saias”

15 dez, 2021 - 16:04 • Rosário Silva

As Festas do povo de Campo maior foram classificadas, esta quarta-feira, como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pelo Comité do Património Mundial da UNESCO, reunido em Paris.

A+ / A-

Alegria e orgulho. A emoção tomou conta da vila alentejana de Campo Maior. A noticia chegou ao início da tarde: as Festas do Povo já são Património Cultural e Imaterial da Humanidade.

“O estado de espírito é de enorme alegria, o povo campomaiorense está de parabéns”, começa por dizer, emocionado, o autarca Luís Rosinha, em declarações à Renascença.

O presidente da Câmara de Campo Maior, entidade promotora da candidatura em conjunto com a Associação das Festas e a Entidade regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, considera que é “o reconhecimento de todos os têm trabalhado neste evento, ao longo de um século, e todos os que vão continuar a trabalhar nele”.

“Sentimos uma enorme alegria e um orgulho tremendo. As nossas festas foram, finalmente, reconhecidas a nível mundial, o que é uma enorme satisfação para o nosso povo”, acrescenta.

A notícia só era esperada na quinta-feira, uma vez que a análise da candidatura estava em sétimo lugar na ordem dos trabalhos do Comité do Património Mundial da UNESCO.

Foi, por isso, com surpresa que surgiu, já hoje, a boa noticia. “Temos estado sempre a acompanhar o evento e eis que surge a boa noticia, quando só esperávamos que fosse amanhã”, adianta o autarca. O que não interessa nada, perante este reconhecimento: “a partir deste momento as Festas do Povo são Património Cultural e Imaterial da Humanidade”.

Esta quarta-feira é, por isso, dia de celebração, ainda que contida. Vontade de realizar as festas não falta, até porque a última edição aconteceu em 2015, mas por causa da” situação pandémica no concelho”, Luís Rosinha não se pode comprometer “com eventos de larga escala”.

Ainda assim, fica a certeza de que “hoje, todos festejaremos à nossa maneira e assim que possível festejaremos todos juntos”.

O mais importante foi conseguido, “a certificação, o reconhecimento e esse é o nosso orgulho”, sublinha o presidente do município.

Acho que em todas as casas dos campomaiorenses, hoje tocarão as pandeiretas e as famosas saias”, assegura Luís Rosinha.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+