Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Get Out” é o melhor filme do século XXI para os argumentistas dos EUA

07 dez, 2021 - 00:50 • Lusa

“Eternal Sunshine of the Spotelesse Mind” fica em segundo lugar no pódio, de uma seleção de 101 obras.

A+ / A-

Membros do sindicato de argumentistas dos Estados Unidos revelaram, esta segunda-feira, a lista dos melhores filmes do século XXI, e atribuíram ao thriller “Get Out” (“Foge”, em português), realizado por Jordan Peele, a posição cimeira de uma seleção de 101 obras.

Para os argumentistas norte-americanos do Writers Guild of America, “Get Out”, que estreou em 2017, é o filme com o melhor argumento dos últimos 21 anos, até ao momento.

“Eternal Sunshine of the Spotelesse Mind” (“O Despertar da Mente”, em português), com os atores Jim Carrey e Kate Winslet, fica em segundo lugar no pódio, à frente de “The Social Network” (“A Rede Social”, em português), centrado na criação do Facebook, e do drama sul-coreano “Parasite” (“Parasitas”, em português), vencedor do Óscar de melhor filme em 2020.

A seleção dos argumentistas inclui géneros muito diversos.

Os membros da NWU indicam filmes de animação, como “The Incredibles” (“Os Incríveis”, em português), de ação, como “Ocean’s Eleven” (“Ocean's Eleven - Façam as Vossas Apostas”, em português), o documentário de comédia “Borat” e obras de ficção científica como “Inception” (“A Origem”, em português), de Christopher Nolan.

“O próprio conceito de escrever para o grande ecrã vive uma crise existencial”, sublinha o sindicato no site oficial.

O Writers Guild of America salienta que “o sistema de estúdio [do cinema] deu lugar ao sistema de streaming, onde tudo, seja qual for a fonte, compete por audiências”.

“Essa democratização mudou um grande número de regras”, continua.

Os argumentistas lembram que antes “os géneros eram bem definidos, como ficção científica, terror, comédia ou drama”, mas agora “cruzam-se de forma livre, às vezes num único cenário”.

“A profundidade de um personagem, antes reservada para um drama ou um filme temático, não fica de fora de uma película de super-heróis ou de uma obra com uma dama de honor malcomportada”, atentam.

Esta nova seleção dos argumentistas vem na sequência de uma lista anterior, realizada há 15 anos, que distinguiu o histórico “Casablanca”, com o ator com Humphrey Bogart, como o melhor argumento de todos os tempos, seguido de “The Godfather” (“O Padrinho”, em português), de Francis Ford Coppola.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+