Tempo
|
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
Tudo o que precisa de saber sobre o Mundial 2022 Últimas Notícias Mundial 2022
A+ / A-

Já pode votar para escolher a "Palavra do Ano"

02 dez, 2021 - 08:30 • Lusa

A votação decorre até às 24h00 do dia 31 de dezembro e a vencedora será conhecida nos primeiros dias de janeiro. Apagão, vacina, teletrabalho ou bazuca são algumas das palavras da lista.

A+ / A-

A lista das dez palavras finalistas à "Palavra do Ano 2021", constituída por propostas de cidadãos e pesquisas efetuadas no Dicionário da Língua Portuguesa, foi divulgada pela Porto Editora (PE).

Para a constituição da lista a concurso contou também o "trabalho permanente de observação e acompanhamento da realidade da língua portuguesa, levado a cabo pela Porto Editora", segundo o comunicado.

A votação decorre até às 24h00 do dia 31 de dezembro no site e a vencedora será conhecida "nos primeiros dias de janeiro" próximo.

Da lista constam "apagão", justificada a escolha pelo "período [este ano] em que milhões de utilizadores ficaram sem acesso às principais redes sociais, com impacto social e económico a nível mundial".

Outro termo candidato é "bazuca", utilizado pelo primeiro-ministro António Costa para designar o pacote de ajuda europeu destinado "a fomentar a recuperação da economia, na sequência da pandemia".

"Criptomoeda" é a terceira palavra candidata. "As moedas virtuais encriptadas multiplicam-se e crescem em popularidade e valor, o que tem levado vários países a estudar [os seus] mecanismos de regulamentação", justifica a PE.

Outro termo que faz parte da lista é "mobilidade", justificada pelo "agravamento do trânsito automóvel, especialmente nos centros urbanos, e a preocupação com a sustentabilidade e acessibilidade dos transportes originaram múltiplos debates sobre a mobilidade".

Na lista para votação online, segue-se, na ordem alfabética, "moratória", um sistema criado pelo Governo em março do ano passado. "As moratórias de crédito ajudaram muitas famílias e empresas afetadas pelo impacto da pandemia da COVID-19", refere a PE.

"Orçamento" é outra palavra candidata justificada pela "rejeição da proposta de Orçamento do Estado para 2022 no parlamento, [que] levou o Presidente da República a dissolver a assembleia, convocando eleições antecipadas".

"Podcast" faz parte do elenco de finalistas, um termo que "ganhou popularidade entre os portugueses", com a multiplicação "dos novos conteúdos difundidos neste formato".

"Resilência" é outro termo a votação, e refere-se ao "impacto da pandemia na saúde, economia e bem-estar, a par das sucessivas medidas tomadas no seu combate, colocaram à prova a resiliência dos portugueses".

Resultante da situação pandémica, surge outro termo a concurso, "teletrabalho". "Tradicionalmente associado a empresas do setor tecnológico, o teletrabalho foi determinante para assegurar a continuidade de diversas atividades económicas no contexto pandémico".

A fechar a lista surge "vacina". "Desenvolvidas em tempo recorde, as vacinas tornaram-se a maior arma contra a covid-19 e Portugal é um dos líderes mundiais na sua inoculação", refere a PE.

No ano passado, a palavra escolhida foi "Saudade", que superou as palavras "Covid-19" e "pandemia", colocadas em segundo e terceiro lugar, respetivamente.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pedro Silva
    02 dez, 2021 Lourinhã 14:47
    Eu votaria em "bácina", se houvesse essa possibilidade!🤪🤣

Destaques V+