Tempo
|
A+ / A-

João Pinharanda será o novo diretor do MAAT a partir de janeiro

09 nov, 2021 - 12:04 • Maria João Costa

O curador e crítico de arte vai substituir a italiana Beatrice Leanza que termina o seu mandato à frente do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia a 31 de dezembro. O anúncio foi feito 4 dias depois de ser assinado um protocolo entre as Fundações EDP e Serralves para uma parceria a longo prazo.

A+ / A-

João Pinharanda não é um estranho na Fundação EDP, já foi curador de várias exposições no edifício da Central Tejo e criou diversos prémios de arte na instituição na qual foi durante 15 anos programador cultural. Agora, o curador e crítico de arte vai assumir o cargo de diretor artístico do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa. Pinharanda sucede assim a Beatrice Leanza, a partir de janeiro do próximo ano.

Em comunicado, a Fundação EDP que tutela o MAAT refere que João Pinharanda já está a trabalhar desde julho na programação cultural do museu para o próximo ano. O projeto “passará por reforçar o lugar do museu no centro dos debates artísticos e culturais contemporâneos, na cidade, no país e internacionalmente”, refere o comunicado.

O anúncio do sucessor de Beatrice Leanza, que deixa o museu no final do ano, surge quatro dias depois das Fundações EDP e Serralves terem assinado um protocolo de entendimento que prevê uma parceria de longo prazo para o espaço cultural da Fundação EDP em Lisboa, que passará a ser gerido por Serralves.

Segundo a EDP, a escolha de João Pinharanda tem como propósito “reforçar a presença de artistas e criadores nacionais de todas as áreas” no MAAT. O curador de 64 anos, foi até este ano adido cultural da Embaixada de Portugal em Paris e diretor do Centro Cultural Português em Paris – Camões.

Já antes, Pinharanda trabalhou na Fundação EDP. Foi programador entre 2000 e 2015 e responsável por criar e promover os Prémios de Arte dinamizados pela instituição, nomeadamente o Prémio Novos Artistas Fundação EDP e o Grande Prémio Fundação EDP. O curador é também um profundo conhecedor da Coleção de Arte da Fundação EDP na qual tem participado na sua constituição.

Licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, e Mestre em História de Arte, pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nova de Lisboa, João Pinharanda tem também uma carreira académica.

Quanto a atual diretora, Beatrice Leanza que gere o MAAT desde 2019, e cuja programação foi também atingida pelo período de pandemia, com o encerramento do museu, irá continuar a colaborar durante o próximo ano.

Será leva a cabo a segunda parte da exposição “Earth Bits - Sensing the Planetary”, que inclui um programa de investigação “Visual Natures: The Politics and Culture of Environmentalism in the XX and XXI Centuries”, com design da arquiteta brasileira Carla Juaçaba, e que inaugurará em março. Também da lavra da sucessora de Pedro Gadanho será uma exposição do artista Didier Fiúza Faustino, prevista para outubro de 2022.

Inaugurado em 2016 com projeto da arquiteta britânica Amanda Levete, o MAAT teve até ao momento 1,28 milhões de visitantes e 85 exposições realizadas desde a inauguração, há cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+