Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Teatro em Arraiolos. Vitorino, Janita Salomé e Manuel João Vieira são os “Santos Padres”

03 nov, 2021 - 12:40 • Rosário Silva

A peça é levada à cena a 6 de novembro, inserida num programa que começa com um almoço preparado pelo chef e fotógrafo Jorge Simão, acompanhado por uma prova de vinhos da Herdade de Coelheiros.

A+ / A-

Vitorino, Janita Salomé e Manuel João Vieira são os interpretes da peça “A Vida dos Santos Padres”, que vai ser apresentada a 6 de novembro, em Arraiolos.

Sustentada no “Livro das Coisas Santas”, da autoria do escritor e poeta Carlos Mota de Oliveira, a peça de teatro vai ser exibida nas redondezas da vila alentejana, concretamente no espaço da Nave de Design E-Phanter, na Quinta da Aliança, em tempos uma fábrica de massas alimentícias e que agora está transformada em centro de exposições.

“Para além do próprio autor, os personagens da peça vão ser interpretados pelos cantores Vitorino e Janita Salomé e pelo músico e artista plástico Manuel João Vieira” e onde não vão faltar “muitos momentos musicais, improviso e interação com o público”, refere a nota de imprensa enviada à Renascença.

A peça será levada à cena no próximo sábado, ao final da tarde, inserida num programa que começa mais cedo, por volta das 13:00, com um almoço preparado pelo chef e fotógrafo Jorge Simão, acompanhado por uma prova de vinhos da Herdade de Coelheiros.

O almoço e o convívio com os artistas decorrem no espaço ocupado, de momento, por uma exposição que inclui pintura de Graça Paz, Sebastião Paz Costa e de John Faifer, escultura de João Concha e fotografia de Ricardo Maia e de Jorge Simão.

Por volta das 17h30 os atores começam a desempenhar os seus papéis e a trazer ao invulgar palco da Nave de Design E-Phanter, a peça “A Vida dos Santos Padres”.

“É o terceiro evento cultural na Nave de Design da E-Phanter, a qual tem como objetivo reunir e mostrar ao mundo o talento de designers, escritores, atores, artistas, poetas e músicos, portugueses e estrangeiros”, explica Mário Domingues, responsável pela Quinta da Aliança e mentor do projeto E-Phanter, onde já se prepara também o “Design Art Fest”, a realizar “na primavera de 2022”.

A Fábrica Aliança, assim conhecida, é uma antiga unidade industrial situada na saída de Arraiolos para Espanha, constituindo-se como “o elemento de design e empreendedorismo da E- Phanter”.

Trata-se de um projeto que já concretizou uma “Experience Store” da Riese & Müller no centro da vila, disponibilizando 31 e-bikes (bicicletas híbridas) e lançado a seguir uma linha própria de roupa.

Já este ano, em maio, a E-Phanter espalhou pelas ruas do concelho Arraiolos a exposição de rua “Manifesto”, frases de 30 artistas como o escritor Valter Hugo Mãe, a cantora Rita Redshoes ou o ator Ivo Canelas.

De acordo com Mário Domingues, “as atividades, projetos, exposições e eventos culturais da E-Phanter são também um projeto de novo turismo”, estando “a contribuir para transformar a imagem desta região e da sua oferta”.

“Encontramos no Alentejo, ao redor de Arraiolos, as condições ideais para um ecossistema criativo e inovador”, conclui o responsável.

Todo o evento da apresentação de “A Vida dos Santos Padres”, incluindo o almoço e prova de vinhos, vai estar acessível a 50 pessoas, com bilhetes pagos. Quanto à peça, vão poder assistir um máximo de 80 pessoas. As inscrições podem ser feitas em epantherdesign@gmail.com.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+