Tempo
|
A+ / A-

Siza Vieira distinguido com o prémio "Personalidade do Norte"

27 out, 2021 - 07:36

"A sua obra atravessa oito décadas, tendo sido distinguida em 1992 com aquele que é considerado o "Nobel" da arquitetura, o prémio Pritzker."

A+ / A-

O arquiteto Álvaro Siza Vieira é distinguido com o prémio "Personalidade do Norte" atribuído pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Esta comissão justifica a distinção pelo "percurso de criador de valor excecional e pela dimensão internacional que alcançou" o arquiteto, sendo que a distinção acontece no dia em que se assinala um ano da eleição de António Cunha como presidente da comissão.

A distinção terá lugar no primeiro "Fórum Autárquico da Região Norte", em Vila Real, assinala ainda a nota de imprensa.

Siza Vieira nasceu em 1933, em Matosinhos, tendo-se formado em arquitetura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, nos anos 50, onde viria também a lecionar.

O prémio que vai receber foi desenhado por Cristina Massena, uma "filha" da chamada Escola de Arquitetura do Porto, na qual o próprio Siza pontificou. A peça em questão foi elaborada em impressão digital de alta precisão pelo Laboratório Bosch UMinho, o Done Lab.

Citado pelo comunicado, António Cunha realçou que "Álvaro Siza Vieira é reconhecido como um dos mais relevantes nomes da arquitetura mundial e o mais prestigiado arquiteto português, mas é também uma personalidade do Norte de corpo inteiro, fiel às suas raízes".

"A obra de Siza Vieira atravessa oito décadas, tendo sido distinguida em 1992 com aquele que é considerado o "Nobel" da arquitetura, o prémio Pritzker", recorda a CCDR-N que numa síntese ao trajeto do homenageado lembra ainda que foi "aluno e colaborador de Fernando Távora, tornou-se um dos pilares incontornáveis da chamada Escola de Arquitetura do Porto e projetou Portugal, o Norte e o Porto na cena da arquitetura internacional".

Em Lisboa, projetou o Pavilhão de Portugal para a Expo 98, com a sua icónica pala de 65 metros de comprimento e, antes, foi o responsável pelo projeto de recuperação do Chiado, após o incêndio de 1988, escolha que, recorda a CCDR-N, "abriu uma celeuma em meios da capital".

A Norte, são exemplos emblemáticos da sua assinatura a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira, a Faculdade de Arquitetura do Porto, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves e a Igreja de Marco de Canaveses, entre vários outros, prossegue a publicação.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+