Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Melhor Filme de Turismo do Mundo vai para as Aldeias Históricas de Portugal

27 out, 2021 - 12:18 • Olímpia Mairos

As imagens levam o espectador numa “viagem intensa" pelas 12 aldeias, "explorando a visão, a audição e o coração”.

A+ / A-

"De Corpo e Alma", o novo filme promocional das Aldeias Históricas de Portugal, é o Melhor Filme de Turismo do Mundo.

Nomeado para a maior competição de filmes de turismo à escala mundial, os "World’s Best Tourism Film Awards – CIFFT Circuit", o filme, produzido pela Lobby Films and Advertising, e realizado por Telmo Martins, venceu o prémio "CIFFT Best World Tourism Film «People’s Choice» Award 2021", tendo sido a produção mais votada – com 8. 133 votos em 30 países.

De acordo com a nota enviada à Renascença, o filme “De Corpo e Alma”, conta com uma narrativa marcante e personagens que fizeram História, como os reis D. Dinis, D. João, e Pedro Álvares Cabral, que descobriu o Brasil e nasceu e cresceu em Belmonte, uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal” e leva o espectador numa “viagem intensa pelas Aldeias Históricas de Portugal, explorando a visão, a audição e o coração”.

“Construídas em granito e xisto, as Aldeias Históricas de Portugal guardam histórias de conquistas e tradições ancestrais. A sua identidade assenta não só no património arquitetónico e natural, mas também em elementos imateriais relacionados com o património histórico e cultural”, acrescenta a nota.

Para a coordenadora executiva das Aldeias Históricas de Portugal, "as conquistas na vida das Aldeias Históricas de Portugal são o pretérito perfeito e imperfeito" e "a prova mais evidente de que as conquistas continuam é o prémio `Melhor Filme de Turismo do Mundo - People´s Choice`".


Na reação ao prémio, Dalila Dias, assinala tratar-se de “uma forma de fazermos jus aos nossos antepassados pelo legado, de agradecermos às comunidades que habitam nas Aldeias Históricas e de consciencializarmos as gerações mais novas para fazerem perdurar esta identidade".

Mas é também, sublinha a responsável, uma oportunidade para através da sétima arte "imortalizar as histórias e estórias de 12 Aldeias Históricas de Portugal - um destino que são 12", acreditando, por isso, que o prémio Melhor Filme de Turismo do Mundo - People´s Choice em muito contribuirá para o robustecimento das indústrias culturais e criativas no território", acrescentou.

Já Telmo Martins, da Lobby Films and Advertising, realizador do filme, mostra-se “profundamente feliz e com a sensação de dever cumprido” por “vencer uma competição deste altíssimo nível, com reconhecimento a nível Mundial e comparada aos Óscares dos Filmes de Turismo”.

“Este prémio atesta ainda a qualidade do filme produzido, entre tantos de grande qualidade. Inevitavelmente, não nos podemos esquecer que o objetivo da produção deste filme é promover o incrível produto “Aldeias Históricas de Portugal”, a sua identidade, história, beleza e atmosfera. São realmente 12 aldeias únicas no Mundo, que chegam mais longe e permitem uma gigante promoção com este valioso prémio”, assinala.

Esta produção é uma iniciativa apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE).

As Aldeias Históricas de Portugal são Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+