Tempo
|
A+ / A-

Escritora moçambicana Paulina Chiziane vence Prémio Camões

20 out, 2021 - 17:16

Paulina Chiziane é autora de "Balada de Amor ao Vento" e "Ventos do Apocalipse".

A+ / A-

A escritora moçambicana Paulina Chiziane é a vencedora do Prémio Camões 2021, foi esta quarta-feira anunciado.

"No seguimento da reunião do júri da 33.ª edição do Prémio Camões, que decorreu no dia 20 de outubro, a ministra da Cultura anuncia que o Prémio Camões 2021 foi atribuído à escritora moçambicana Paulina Chiziane", refere um comunicado do gabinete de Graça Fonseca.

“O júri decidiu por unanimidade atribuir o Prémio à escritora moçambicana Paulina Chiziane, destacando a sua vasta produção e receção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra."

O prémio também é justificado com a importância que Paulina Chiziane "dedica nos seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana".

"O júri sublinhou o seu trabalho recente de aproximação aos jovens, nomeadamente na construção de pontes entre a literatura e outras artes."

Nascida em Manjacaze, em 1955, Paulina Chiziane publicou o seu primeiro romance, "Balada de Amor ao Vento" em 1990, depois da independência de Moçambique, que é também o primeiro romance de uma mulher moçambicana.

"Ventos do Apocalipse", concluído em 1991, saiu em Maputo em 1995 como edição da autora e foi publicado pela Caminho em 1999.

Alguns dos seus livros foram publicados em Portugal e no Brasil, e estão traduzidos em inglês, alemão, italiano, espanhol, francês, sérvio, croata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+