Tempo
|
A+ / A-

Redes Sociais

Para prevenir o vício, Instagram vai adotar ferramenta de pausa para adolescentes

14 out, 2021 - 00:31 • André Rodrigues

O Facebook, proprietário do Instagram, não se compromete com uma data para o lançamento desta nova funcionalidade, mas sublinha que o intuito será reduzir o risco de adição e de outros comportamentos prejudiciais à saúde dos utilizadores mais jovens desta rede social.

A+ / A-

O Instagram vai introduzir uma ferramenta de pausa para encorajar os adolescentes a parar de usar a rede social durante algum tempo.

Segundo a agência Reuters, o vice-presidente para os Assuntos Globais do Facebook, Nick Clegg, não se compromete com uma data para o lançamento desta nova funcionalidade, mas sublinha que o intuito será reduzir o risco de adição e de outros comportamentos prejudiciais à saúde dos utilizadores mais jovens desta rede social.

Também o Facebook vai adotar um sistema semelhante, mas também não são conhecidos detalhes adicionais.

Por outro lado, a rede social anunciou que está a adotar um sistema mais rígido no que respeita ao controlo da data de nascimento e vai utilizar um sistema de deteção algorítmica para determinar se os utilizadores comunicam a sua verdadeira idade.

Em causa estão as acusações de Frances Hauguen, uma antiga funcionária da rede social de Mark Zuckerberg, que denunciou que o Facebook dá prioridade aos lucros em detrimento do bem estar e da segurança dos seus utilizadores em face dos algoritmos que classificou como “destrutivos”.

Hauguen lembra que houve casos de crianças e adolescentes tiveram que comportamentos destrutivos devido à rede social e sugeriu ao Congresso norte-americano uma reformulação da norma que regula as redes sociais, de modo a transferir mais responsabilidades pelo conteúdo escolhido pelo algoritmo do Facebook.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+