Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca o Portugal Fashion. São cinco dias de moda ao vivo no Porto

12 out, 2021 - 07:49 • Lusa

Ao público é exigido o certificado digital de vacinação contra a Covid-19.O evento em início às 14h00, mas os desfiles só começam à noite.

A+ / A-

A 49.ª edição do Portugal Fashion, no Porto, arranca nesta terça-feira no edifício da Alfândega em formato presencial e o programa promete 35 desfiles e apresentações de primavera/verão 22 de quase 50 marcas e criadores até 16 de outubro.

Depois de, na última edição – "The Sofa Edition" – ter tido um formato integralmente digital devido à pandemia da Covid-19, o evento de moda regressa em formato físico, mas a exigir apresentação de certificado digital da Covid-19.

O primeiro dia da 49.ª edição do Portugal Fashion arranca pelas 14h00, com "talks" (conversas) e mesas redondas sobre moda em Portugal e África. Depois, às 20h00, são apresentadas oito marcas de "designers" de moda africana, que vão realizar desfiles individuais ao abrigo do programa Canex (Creative África Nexus), que resulta de uma parceria com a Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE), através do Portugal Fashion, e o Afreximbank, com o objetivo de "promover a industria tÊxti e o vestuário africanos em Portugal", lê-se num comunicado de imprensa enviado à comunicação social.

No segundo dia do evento, 13, chega o "Bloom Upload", plataforma do Portugal Fashion que apoia os jovens criadores nacionais, onde se apresenta, a partir das 18h00, desfiles de Huarte, Rita Ibs e Ahcor.

Nesta terça-feira, vão ainda ser conhecidos os vencedores do concurso "Bloom PWD By Sonae" e também vai haver espaço para revelar os vencedores do concurso "Eco Design", pela Famalicão cidade do têxtil.

O que diz o programa?

Os cabeça-de-cartaz de quinta-feira, dia 14 de outubro, são a dupla Marques"Almeida (20:00), Segurança Rodoviária Katty Xiomara (18h30). O dia vai ser preenchido com desfiles de Ernest W. Baker (17h30), Unflower (16h30), Inês Torcato (13h30) e Nuno Miguel Ramos (14h30), entre outros.

O "designer" Diogo Miranda abre o dia de sexta-feira, 15 de outubro, com o desfile marcado para as 10h30.

Pelas 12:00, o "designer" Miguel Vieira apresenta a sua coleção, e depois chega a vez de Susana Bettencourt (14h30), Estelita Mendonça (15h30), Sophia Kah (16h30), Maison D"Afie pwd by Canex (17h30) e David Catalán (18h30).

O penúltimo dia do Portugal Fashion termina com o desfile da marca Pé de Chumbo (19h30) e Rich Mnisi pwd by Canex (22h00).

A dupla Alves/Gonçalves fecha o Portugal Fashion (22h00), no sábado, dia 16, mas a última jornada será preenchida com os desfiles da "designer" Maria Gambina (11h00), Katty Xiomara Presentation (12h00), Hugo Costa (18h30), Alexandra Mora (19h30), Carolina Sobral (15h00), (Re)Veste (14h00) e DavII (17h30).

No último dia do certame de moda serão também reveladas as coleções de várias marcas de calçado português, designadamente da Nobrand, Fly London, Ambitious e Rufel, entre outras.

Público ainda com limitações

Segundo a organização, o formato físico desta 49.ª edição está "ainda longe da capacidade que, em outros tempos, teve para receber público".

"Estamos, em coordenação com a Direção-Geral da Saúde (DGS), em condições para que a capacidade dos espaços sejam o mais próximo do habitual, ainda que distante dos tempos pré-Covid-19", explica fonte oficial da organização.

A 48.ª edição do Portugal Fashion (PF), que decorreu entre 18 e 20 de março, foi integralmente em formato digital e, por isso, teve o nome de "The Sofa Edition", devido à Covid-19.

O Portugal Fashion é um projeto da responsabilidade da Associação Nacional de Jovens Empresários, que conta com o apoio dos seus parceiros estratégicos e é cofinanciado pelo Portugal 2020, no âmbito do Compete 2020 – Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização, com fundos provenientes da União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+