Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Associação Académica de Coimbra atribui título de sócio honorário a Manuel Alegre

04 out, 2021 - 19:54 • Lusa

A atribuição do estatuto surgiu depois de a AAC ter instituído o Prémio Literário Manuel Alegre,

A+ / A-

A Associação Académica de Coimbra (AAC) atribuiu esta segunda-feira o estatuto de associado honorário ao poeta e polítco Manuel Alegre, pelo seu papel na cultura da academia coimbrã e pelo seu papel na resistência ao Estado Novo.

A proposta da Direção-Geral da AAC foi aprovada com 231 votos a favor, 22 abstenções e zero votos contra, em assembleia magna convocada para o efeito (os estatutos da Associação assim o determinam).

Na proposta apresentada em Magna, João Assunção realçou a importância de Manuel Alegre na cultura coimbrã (vários dos seus poemas ganharam vida em canções do Fado de Coimbra, como "A Trova do Vento que Passa"), mas também pelo seu papel na resistência contra o Estado Novo e na consolidação da democracia em Portugal.

"É uma figura maior da cultura coimbrã, foi um pilar fundamental da música de Coimbra, foi atleta da AAC e foi um líder na resistência à ditadura. Será um digníssimo representante da instituição", vincou.

De acordo com o dirigente estudantil, a atribuição do estatuto surgiu depois de a AAC ter instituído o Prémio Literário Manuel Alegre, para o qual o escritor foi convidado a participar e que aceitou "com toda a honra".

"Num diálogo privado, disse-lhe que já era "honoris causa" de tantas instituições, era Prémio Pessoa e que só lhe faltava mesmo o "honoris causa" da Universidade de Coimbra, a sua "alma mater". E Manuel Alegre, humilde, disse que mais importante que isso era o prémio literário e estar associado à história da Academia de Coimbra", realçou João Assunção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+