Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Animais de companhia

Quer saber se o seu gato está a sentir dor? Agora há uma aplicação

28 set, 2021 - 20:28 • Redação

Empresa canadiana criou algoritmo para identificar o sofrimento animal.

A+ / A-

Os donos de gatos que adoram tirar fotos aos animais de estimação têm uma nova desculpa para usar os smartphones e fotografá-los. Uma “app” de uma empresa canadiana ajuda a identificar a dor nestes felinos.

Uma empresa de tecnologia de saúde animal de Calgary, na província de Alberta, desenvolveu uma aplicação chamado Tably que usa a câmara do telemóvel para perceber se o gato está a sofrer.

Para detetar o sofrimento, a aplicação analisa a posição da orelha e da cabeça, o estreitamento dos olhos, a tensão do focinho e como os bigodes mudam.

Um estudo de 2019 publicado na revista "Scientific Reports" descobriu a chamada "escala de dor felina", que é uma ferramenta válida e confiável para avaliação de dor aguda em gatos.

"Isto ajuda os donos de gatos a perceber eles estão com dor ou não", disse Miche Priest, líder da empresa Sylvester.ai. "Conseguimos treinar uma máquina ao usar a aprendizagem de uma máquina e uma série de imagens."

A aplicação pode também ajudar jovens veterinários, segundo Liz Ruelle, médica da clínica Wild Rose Cat, em Calgary, onde os programadores treinaram o algoritmo.

“Adoro trabalhar com gatos, sempre cresci com gatos”, disse. "Para outros colegas, recém-formados, que talvez não tenham tanta experiência, pode ser muito assustador saber - seu paciente está com dores", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+