Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chanel n.º 5

Os segredos do sucesso do perfume mais conhecido do mundo

25 set, 2021 - 13:28 • Sandra Afonso

Será possível replicar a mesma receita nos dias de hoje? Algumas decisões de Coco Chanel continuam a servir de base para técnicas de marketing atual, mas para o sucesso do perfume a que deu o nome contribuíram vários fatores.

A+ / A-

É uma história que Michelle Marly decidiu escrever, onde conta como nasceu o mítico Chanel n.º 5.

Em “Mademoiselle CHANEL e o perfume do amor”, publicado pela Grupo Planeta, a autora percorre “dois a três anos da vida de Coco Chanel. É a história da descoberta, do marketing, do design e da vida de Coco nessa época. São os dois primeiros anos do perfume, que já é centenário”, explica à Renascença.

Este é o resultado de uma “minuciosa pesquisa” em mosteiros, perfumarias italianas e a fábrica de Grasse em França e de uma intensa leitura sobre Coco, os amigos, as pessoas que a rodeavam e a época.

A autora não tem dúvidas, o perfume destacou-se com uma campanha de marketing inédita na altura. Mas foram todas as circunstâncias que fizeram dele líder mundial de vendas.

“Quando descobrem a essência, ela era muito fresca e isto era uma novidade. Era fresca, para mulheres jovens, dinâmicas e fortes. Depois da primeira Guerra Mundial, era uma nova experiência as mulheres serem fortes e terem sucesso, serem feministas. A estilista soube trabalhar com esta informação, explica Michelle Marly, “Coco Chanel fez uma campanha de marketing muito boa”.

Ainda hoje Coco Chanel é uma inspiração para mulheres e empreendedoras. A própria autora admite à Renascença que, além de usar o perfume, é fã da criadora.

Penso que era uma mulher de classe. Veio do fundo da sociedade e subiu cada vez mais alto, através do próprio trabalho. Naquela época, foi uma mulher incrivelmente forte o que é fantástico”, diz Michelle Marly.

A opinião é partilhada por milhares de leitores em mais de 18 países e ajuda a explicar o sucesso do livro, nomeadamente na Alemanha: “neste momento, é um sucesso publicar livros sobre mulheres fortes e bem-sucedidas, como Coco Chanel.”

Além disso, explica a autora, esta “é a história da descoberta do perfume Chanel n.º 5, uma boa história e verídica”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+