Tempo
|
A+ / A-

Arquitetura

Doze projetos portugueses finalistas do prémio de arquitetura Golden Trezzini

16 set, 2021 - 22:36 • Maria João Costa

Novo edifício de receção do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra ou a Casa Marques da Silva, no Porto estão entre os 12 projetos portugueses nomeados para o prémio Golden Trezzini Awards. No júri, com 200 personalidades da arquitetura mundial, está Souto Moura.

A+ / A-

São doze os projetos implantados em Portugal que constam da vasta lista de finalistas ao prémio de arquitetura Golden Trezzini. Em diversas categorias a arquitetura portuguesa faz-se representar num prémio que tem um júri constituído por duzentas personalidades da arquitetura mundial, entre eles está o português Eduardo Souto Moura, ou arquitetos como Daniel Libeskind, Mario Botta ou Toyo Ito.

De acordo com a informação divulgada no site deste prémio que leva o nome do arquiteto russo-suiço Domenico Trezzini e que tem como divisa “Arquitetura é Arte”, há entre as vinte categorias diversos projetos portugueses. Desde logo, na categoria de Melhor Design de Museu, está o projeto do Atelier Subvert do novo edifício de receção do Portugal dos Pequenitos, em Coimbra.

O mesmo atelier do arquiteto Tiago Rebelo de Andrade tem também outros projetos finalistas, nomeadamente o Edifício Náutico, em Cascais, na categoria de Melhor Fachada ou Projeto de Interior em Cerâmica e a Casa na Areia no Guincho, também em Cascais, nomeado para Melhor Projeto de Residência Privada. Nesta mesma categoria estão também nomeadas a Casa Solar, em Cascais da Galant I.D.lda e a Casa perto da Serra da Estrela, projetada para Belmonte, da autoria do arquiteto João Cepeda.

Instituído em 2018, este prémio que homenageia o primeiro arquiteto de São Petersburgo, tem outros projetos em Portugal na lista de nomeados. Entre eles estão na categoria de Reconstrução e Melhor Restauro os projetos da Casa Marques da Silva no Porto, da autoria do gabinete Franca Arquitetura e a Box House, em Paredes de Coura da autoria do arquiteto Tiago Sousa, que está duplamente nomeado também na categoria de Melhor Projeto de Casa Privada Implementado.

No que toca a projetos com intervenção em edifícios públicos surgem entre os finalistas o projeto para a Escola de Culinária em Sintra desenhado pelo arquiteto Miguel Marcelino e o “Future pRoof” projetado para a Amieira, pela arquiteta siciliana Giusy Mazzarella.

Um dos projetos nomeados na categoria de Melhor Projeto de Casa Privada Implementado é a Casa de Mafra, construída junto ao Palácio Nacional de Mafra, da autoria do arquiteto João Tiago Aguiar. Na categoria de Melhor Design de Interiores, o candidato é um apartamento em Alfornelos, na Amadora da autoria de Miguel Marcelino.

Na longa lista de nomeados está ainda um projeto desenhado por estudantes de uma Universidade da Coreia do Sul, o “Sleeping Pods” em Vale de Moses, na região de Castelo Branco.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+