Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pedro Penim é o novo diretor artístico do Teatro Nacional D. Maria II

18 ago, 2021 - 12:43 • Maria João Costa e Ricardo Vieira

O encenador, ator e dramaturgo vai ocupar o cargo deixado em aberto por Tiago Rodrigues, que é o novo diretor do Festival de Avignon.

A+ / A-

Pedro Penim é o novo diretor artístico do Teatro Nacional Dona Maria II (TNDM), em Lisboa, anunciou esta quarta-feira o Ministério da Cultura.

O encenador, ator e dramaturgo vai ocupar o cargo deixado em aberto por Tiago Rodrigues, que é o novo diretor do Festival de Avignon.

Pedro Penim foi nomeado para um mandato de três anos à frente do Teatro Nacional Dona Maria II.

Fonte do TNDM disse à Renascença que ainda não está definida uma data para entrada de Pedro Penim, nem da saída de Tiago Rodrigues. A direção e administração estão, em conjunto com o Ministério da Cultura, a delinear um plano, que será anunciado em breve.


"Licenciado em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e com um mestrado em Gestão Cultural pelo ISCTE, fundou em 1995 o coletivo Teatro Praga, companhia emblemática da criação teatral portuguesa contemporânea", refere o Ministério da Cultura, em comunicado.

Pedro Penim é também fundador do espaço cultural Rua das Gaivotas 6, em Lisboa, projeto que acolhe criações de novos artistas.

"O trabalho de Pedro Penim – que se estende à programação, à tradução, ao ensino e à atividade conferencista – foi já apresentado em diversos festivais e temporadas por todo o território português bem como em diversos países da Europa, América do Sul, Ásia e Médio Oriente, sublinha o gabinete da ministra Graça Fonseca.

O Ministério da Cultura agradece a Tiago Rodrigues o trabalho desenvolvido no Teatro Nacional Dona Maria II ao longo dos últimos seis anos.

Novo diretor recebe nomeação com "grande satisfação"

Depois do anúncio do Governo, o novo diretor artístico do TNDM reagiu à nomeação e, em comunicado, disse que assumia o novo cargo com "confiança, grande satisfação e honra".

Pedro Penim enalteceu ainda o papel do Teatro, como "um organismo dinâmico com uma missão consagrada na lei" e afirmou que lhe cabe "interpretar de forma a criar um projeto que seja ao mesmo tempo inovador e apoiado na memória histórica do teatro português e mundial".

No mesmo comunicado, Penim destacou o anterior diretor, Tiago Rodrigues, que disse ser "um artista emblemático, um colega com quem comecei a dar os primeiros passos no teatro e que fez do D. Maria II um projeto público estável, de grande criatividade, dotado de uma equipa extremamente capaz e com quem tenho todo o entusiasmo de começar a trabalhar".

Já a presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, Cláudia Belchior, elogia Pedro Penim e refere que a nomeação é merecida.

"Esta escolha é o reconhecimento do notável e diversificado percurso artístico que Pedro Penim desenvolve há mais de duas décadas. É com enorme expectativa e entusiasmo que começaremos a trabalhar em conjunto na materialização da sua visão artística para o futuro deste Teatro", disse.

[Notícia atualizada às 17h24]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+