Tempo
|
A+ / A-

Coleção de bonecas homenageia mulheres cientistas da pandemia

05 ago, 2021 - 08:20 • Marta Grosso com agências

Uma médica australiana e uma investigadora britânica que contribuíram para a vacina da Oxford (AstraZeneca) são duas das cientistas representadas na coleção.

A+ / A-

A marca de brinquedos Mattel lançou uma coleção da Barbie para homenagear mulheres cientistas que estiveram na linha da frente do combate à pandemia de Covid-19 e, ao mesmo tempo, inspirar mais meninas a seguir o ramo da ciência e da tecnologia.

As cientistas representadas são:

  • Sarah Gilbert, a cientista responsável pela vacina da AstraZeneca;
  • Kirby White, a médica australiana que produziu uma bata cirúrgica que pode ser lavada e reutilizada por trabalhadores da linha de frente;
  • Jaqueline Goes de Jesus, a investigadora brasileira que liderou uma equipa no estudo de uma nova variante da Covid;
  • Amy O'Sullivan, a enfermeira que tratou o primeiro doente de Covid-19 em Nova Iorque;
  • Audrey Cruz, a médica de Las Vegas (EUA) que se envolveu com outros profissionais para lutar contra a discriminação racial durante a pandemia;
  • Chika Stacy Oriuwa, a psiquiatra da Universidade de Toronto (Canadá), que lutou contra o racismo na área da saúde.

A britânica Sarah Gilbert já reagiu à iniciativa. “Tenho paixão por inspirar a próxima geração de meninas e espero que as crianças que virem minha Barbie percebam como as carreiras científicas são vitais para ajudar o mundo”, afirmou num comunicado citado pela Sky News.

“O meu desejo é que minha boneca mostre às crianças carreiras que elas podem não conhecer”, acrescentou.


Na Austrália, a médica Kirby White criou a “Gowns for Doctors” – batas que podem ser lavadas e reutilizadas. A ideia surgiu numa altura em que o local onde trabalhava passou por escassez daqueles utensílios, apenas três semanas após a pandemia ter começado.

A iniciativa já permitiu produzir mais de 5.000 batas e Kirby White ganhou o prémio de Herói Local, no “Australian of the Year Awards”.

“A Barbie reconhece os sacrifícios que todas as profissionais da linha de frente enfrentaram ao longo da pandemia. Por isso, estamos a partilhar as suas histórias, para inspirar a próxima geração a seguir esse caminho de heróis”, explica Lisa McKnigt, vice-presidente da marca de bonecas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+