Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Morreu Dusty Hill, dos ZZ Top

28 jul, 2021 - 22:21 • Redação

Baixista da banda texana de blues-rock tinha 72 anos.

A+ / A-

Dusty Hill, o lendário baixista da banda norte-americana de blues-rock ZZ Top, morreu esta terça-feira, avançou a banda através das redes sociais. O músico tinha 72 anos.

Billy Gibbons e Frank Beard, os outros dois membros do grupo texano, lamentaram a morte do companheiro de uma vida dedicada à música.

“Estamos tristes com a notícia de que nosso compadre, Dusty Hill, faleceu enquanto dormia na sua casa em Houston, Texas”, lamentaram Billy e Frank, em comunicado.

As causas da morte de Dusty Hill ainda não são conhecidas.

“Nós, juntamente com legiões de fãs do ZZ Top em todo o mundo, sentiremos a falta da sua presença constante, bondade e compromisso duradouro em fornecer aquele fundo monumental aos ‘Top’. Estaremos para sempre ligados a esse ‘Blues Shuffle in C.’ Vamos sentir a tua falta, amigo”, referem os companheiros de banda.

Dusty Hill juntou-se aos ZZ Top ainda antes do lançamento do álbum de estreia, em 1971, e tornou-se num dos pilares do grupo durante as últimas cinco décadas.

Conhecido pelas longas barbas, por usar chapéu e óculos escuros, Dusty Hill começou a tocar baixo aos 13 anos, na sua Dallas natal, e foi aprendendo com os erros enquanto dava concertos em bares da região.

Sobre a longevidade da carreira dos ZZ Top, Dusty Hill disse em 2010 que o segredo era simples: apenas gostavam de fazer música e de tocar juntos.

"É um cliché e pode soar simplista, mas no fundo tudo se resume a nós os três genuinamente gostarmos de tocar juntos. Ainda gostamos e ainda sentimos gozo por estar em palco", declarou o baixista, que também cantava e compôs muitas canções.

Nos últimos anos, Dusty Hill sofreu com alguns problemas de saúde. Sofreu uma lesão no ombro e foi operado à anca. Os ZZ Top tiveram que cancelar concertos e chegaram a tocar com um baixista substituto.

Os ZZ Top chegaram ao grande público em Portugal na década de 80, nomeadamente com o álbum "Eliminator", com o teledisco do single "Legs" a fazer furor entre os fãs do grupo norte-americano.


Hinos dos ZZ Top como "Gimme All Your Lovin" e "Sharp Dressed Man" também fazem parte desse registo, lançado em 1983.

O grupo texano tomou beneficiou do advento da MTV para fazer chegar a sua música a cada vez mais pessoas. Os videoclips eram uma imagem de marca dos ZZ Top, com a presença do duo dinâmico de "barbudos" Dusty e Billy a dominar as atenções.

O primeiro concerto da banda texana em Portugal aconteceu anos mais tarde, em julho de 2008, no Queimódromo do Porto. Rezam as crónicas que foi uma noite de chuva e que os ZZ Top partilharam o palco com Xutos & Pontapés, Love and Rockets e David Fonseca.

Ao longo de mais de cinco décadas de carreira, os ZZ Top editaram 15 álbuns de estúdio e venderam mais de 50 milhões de discos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+