Tempo
|
A+ / A-

Verão Clássico reúne em Lisboa jovens músicos e grandes intérpretes

27 jul, 2021 - 09:50 • Lusa

Evento conta com 200 jovens músicos, de mais de 20 nacionalidades, selecionados para as diferentes 'masterclasses'.

A+ / A-

O Festival Verão Clássico abre no dia 1 de agosto, em Lisboa, com 200 jovens músicos, de mais de 20 nacionalidades, selecionados para as diferentes 'masterclasses' orientadas por intérpretes e professores de "grande reputação internacional".

A pianista russa Elisabeth Leonskaja, o violoncelista norte-americano Gary Hoffman, o clarinetista francês Pascal Moraguès e a cantora russa Anna Samuil estão entre os vários "músicos de grande reputação mundial", que participam no Verão Clássico, festival e academia internacional de música de lisboa.

O Verão Clássico é promovido pelo DSCH - Schostakovich Ensemble, sob a direção artística e pedagógica do pianista Filipe Pinto-Ribeiro, que realçou as estreias na iniciativa das pianistas Elisabeth Leonskaja, "uma das mais célebres do nosso tempo", e Marianna Shirinyan, intérprete "multipremiada, professora na Academia Norueguesa de Música, em Oslo", e de Stephan Picard, professor na Escola Superior de Música de Berlim e "um dos violinistas e professores mais requisitados da atualidade".

De regresso ao certame, que vai na 7.ª edição, estão a violinista Mihaela Martin, o violetista Miguel da Silva, os violoncelistas Gary Hoffman e Frans Helmerson, o contrabaixista Gunars Upatnieks, a flautista Silvia Careddu, o oboísta Ramón Ortega Quero, o clarinetista Pascal Moraguès e a cantora Anna Samuil, constituindo uma "equipa fantástica que é uma 'família musical' que inspira todo o Festival", sublinhou Filipe Pinto-Ribeiro à agência Lusa.

O festival vai apresentar concertos diários, entre 1 e 10 de agosto, com repertório musical dos séculos XVIII ao XXI, tendo como principal sala o Picadeiro Real, no bairro de Belém, em Lisboa.

No total, segundo Pinto-Ribeiro, estão previstos quatro concertos "MasterFest", isto é, com "a presença de grandes solistas internacionais, e seis concertos 'TalentFest', em que se apresentam os jovens músicos participantes na Academia Verão Clássico, vários dos quais laureados nacional e internacionalmente".

Simultaneamente, estão programadas mais de 500 'masterclasses', aulas abertas sobre técnica e interpretação musical, "orientadas por 12 músicos e professores de grande reputação internacional, oriundos de algumas das melhores orquestras e conservatórios mundiais", referiu o pianista.

O concerto de abertura, no dia 1 de agosto, às 21h00, no Picadeiro Real de Belém, junta cerca de uma dezena de músicos, entre os quais Filipe Pinto-Ribeiro, Marianna Shirinyan, Stephan Picard, Miguel da Silva, Frans Helmerson e Gary Hoffman.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+