Tempo
|
A+ / A-

Linguagem não verbal

​Descubra quando lhe mentem e o que dizem atrás da máscara

23 jul, 2021 - 06:30 • Sandra Afonso

Todos dizemos mais do que gostaríamos, apenas com expressões e gestos, as cores que escolhemos ou a forma como cuidamos da casa e do carro. Mas só alguns sabem traduzir esta informação. Ver para além da máscara, apanhar mentiras, identificar agressores e pessoas tóxicas, perceber o estado de espírito de quem nos rodeia. Tudo isto e muito mais é possível, apenas pela observação, garante à Renascença Alexandre Monteiro, especialista em linguagem não verbal.

A+ / A-

Informação é poder, seja quando estamos a negociar um novo salário, numa discussão de futebol entre amigos, a comprar carro ou a assistir a um debate político. O que nos dizem não é suficiente, mas há mais informação disponível, se a soubermos ler.

Nem os constrangimentos impostos pela pandemia, como a máscara, são impedimento, garante Alexandre Monteiro. “Dizem que com a máscara não conseguem ler a pessoa. Aquela zona da cara é 0.01 da informação que nós emitimos de forma inconsciente”, diz à Renascença o especialista em linguagem não verbal.

No segundo livro agora publicado, “Torne-se um Decifrador de Pessoas” (Editorial Planeta), Alexandre Monteiro explica como aplicar as ferramentas da espionagem na criação de “profiles”, para conhecer as pessoas, “as suas necessidades, os seus medos, as suas intenções, através de todas as pistas possíveis deste mundo não verbal: desde o corpo, a forma de vestir, a forma de comportar, o que é que tem em casa, como é que está o carro, que anéis é que usa, o tipo de sapatos, o tipo de penteados”.

Alexandre Monteiro ajuda a decifrar as pistas que nos rodeiam e a “criar o perfil da pessoa”. Partilha ainda “todas estas técnicas que se usa no mundo da espionagem para influenciar pessoas, para sermos ainda mais líderes, para conseguirmos interrogar melhor, seja numa entrevista de trabalho, seja o nosso parceiro ou parceira, seja no nosso grupo de amigos”.

Em entrevista à Renascença, o especialista diz que “este é o código que a espionagem usa, que a maior parte das pessoas nem sabe que existe. Eu traduzi este código para usarmos no nosso dia a dia”.

São “métodos e técnicas ensinados pelas maiores escolas de espionagem mundiais (como CIA, FBI, Mossad, MI6), e pelos melhores especialistas em comportamento humano (como psicólogos, especialistas em inteligência militar, neurobiólogos, metalistas e neurologistas).”

As mãos estão sempre a falar

Podemos recolher informações em tudo, não há uma pista, um gesto, uma característica, “o conjunto é que é poderoso”, segundo Alexandre Monteiro.

“A forma como a pessoa mexe com as mãos, o que faz com os dedos, como é que sorri, que tipo de rugas é que tem, como é que mexe os pés, onde é que se coça, tudo isto vai-nos dar caminhos para o perfil.”

Ainda assim, as mãos são a pista preferida de Alexandre Monteiro, “porque estão constantemente a comunicar: segurança, liderança, insegurança, opinião contrária, tensão emocional, agressão”, explica.

Quem mexe muito as mãos, é mais emocional, quem mexe pouco, é mais analítico. Falar com os dedos afastados revela uma pessoa subjetiva, relativa ou de ideias mais abstratas. Falar com os dedos juntos indica uma pessoa racional e cética.

Quem aponta o dedo tem tendência para ser mais impulsivo e agressivo, normalmente gosta mais de controlo e de domínio. Segundo Alexandre Monteiro, “há muitos políticos que substituem o dedo indicador pelo polegar, para retirar agressividade ao gesto”.

Quem esconde o polegar, com as mãos nos bolsos ou um cruzar de braços, sente-se inseguro ou ameaçado.

Os mais autoritários tendem a falar com as palmas das mãos para baixo, virar as palmas das mãos uma para a outra é sinal de teimosia e de quem não quer ser confrontado.

Os olhos são os mais difíceis de ler

“Normalmente dizemos que são a janela da alma, mas o que podemos ler nos olhos são as pupilas: quando dilatam é sinal de interesse ou de medo, quando contraem é sinal de desinteresse”, diz Alexandre Monteiro.

Além de não revelarem muita informação, “como somos uma cultura com os olhos muito escuros, é muito mais difícil lermos as pupilas”, acrescenta o especialista.

Em alternativa, “as sobrancelhas falam muito mais do que os olhos. A testa fala muito mais do que os olhos”, garante o autor, que deixa exemplos: “aquelas pessoas que fazem muitas vezes as sobrancelhas em V, normalmente recorrem mais à expressão de raiva, são mais competitivas, mais de desafio. Se as sobrancelhas estão mais abertas, criando um espaço no meio, são pessoas mais amigáveis”.

Sabe o que o seu carro diz de si?

Porque nem sempre temos acesso à melhor informação, tudo o que está disponível deve ser bem aproveitado. Tudo é mesmo tudo. Desde o tipo de calçado e vestuário, até às cores, o estado da casa e do carro e o cuidado com objetos diários como o telemóvel.

Só no carro é possível reunir várias informações sobre quem o utiliza. “Para percebermos como é que a vida da pessoa está, basta olhar para a zona da porta onde costumamos guardar tudo, a porta do condutor: se está mais desarrumada, se tem muitas contas, que papéis é que lá tem, se tem lá livros, se está muito sujo. Olhando para aquela zona do carro nós conseguimos perceber muito mais sobre a pessoa e como é que ela organiza a sua vida”, diz Alexandre Monteiro.

Mas não fica por aqui. É ainda possível “perceber se a pessoa é mais cuidadora, mais organizada e mais meticulosa pelas frinchas dos bancos, se têm sujidade e migalhas. Se a parte de trás está mais suja que a parte da frente indica crianças, se a pessoa não cuida daquelas pancadinhas no carro quer dizer que é uma pessoa menos preocupada com os bens materiais ou então é mais desmazelada”.

Até os autocolantes que alguns colam nos carros dizem mais do que o que se pensa. Se forem de clubes ou associações, por exemplo, indicam “uma pessoa de tribo”, se têm caras más, revelam “pessoas mais competitivas”.

Como identificar um agressor?

Saber interpretar a informação que nos rodeia é também uma ajuda para evitar agressores e lidar com situações de conflito.

Alexandre Monteiro identifica várias pistas visíveis, mais simples, ao nível do contacto físico, que permitem identificar potenciais agressores:

- Quando a pessoa está a falar connosco, olhar para as mãos: se enquanto fala fecha o punho, é um sinal de pré-agressão, quer dizer que o corpo está a preparar-se para agredir;

- Se as sobrancelhas começarem a ficar em V e semicerrar os dentes, também são sinais de agressão, ou tentativa, há esta vontade de o fazer;

- Se em vez de ter os pés numa posição normal, afasta o pé dominante e a mão dominante para ganhar balanço para bater.

Ao nível da manipulação, há a chamada microexpressão facial de desprezo, quando sorrimos unilateralmente: “indica superioridade e pode indicar manipulação em contexto de negociação, ajuda ou compra”. “Muito cuidado com este tipo de pista”, avisa este especialista.

O enrolar de olhos também indica superioridade, não valorizar o que o outro está a apresentar ou a dizer: “também é uma boa pista de sentimento de superioridade, manipulação ou falta de consideração”, acrescenta.

Os tóxicos

Em sociedade acabamos também por nos cruzar com as chamadas pessoas tóxicas. Primeiro é preciso identificar os sinais, porque muitas vezes nem percebemos que estamos perante este tipo de pessoas, e existem diferentes versões:

- A que está sempre a desdenhar, o objetivo desta pessoa é ser melhor e para isso tenta descredibilizar os outros: "não é bem assim", "tu pensas que é fácil", "eu sou a melhor";

- A que desconfia de tudo, não de forma cética de quem quer aprender, pelo tom percebemos que a intenção é desvalorizar e descredibilizar: "quem é que disse isso?", "onde é que aprendeste isso?", "essa escola não presta para nada";

- A que está sempre a desafiar tudo o que fazemos, na base da intimidação: "vais ter consequências", "estou a passar-me contigo", "o que dizes não serve para nada", "vais ficar de castigo";

- A do poder dominante, ela é que pode, ela é que quer.

“Todos estes tipos de pessoas tóxicas impedem o nosso crescimento e o objetivo é valorizarem-se a elas próprias e não ajudar a outra pessoa a ser melhor ou orientá-la. Porque, muitas vezes as pessoas tóxicas vêm de uma insegurança. Quanto mais tóxicas são, mais inseguras são”, defende António Monteiro.

Sabe quando lhe mentem?

Numa conversa, entrevista ou debate é ainda muito útil detetar mentiras.

Quando se conhece bem o outro, basta procurar comportamentos anómalos.

Se não for o caso, deve ficar atento a desvios de olhar e mais demora em responder, repetir a pergunta, responder com outra pergunta, tendência para descredibilizar e minimizar o assunto, a vitimização, omitir informação e dramatizar.

As melhores e piores cores no trabalho

Alexandre Monteiro chama ainda a atenção para curiosidades como as cores da roupa e assessórios.

Entre as piores opções está o amarelo, considerado demasiado emocional para o trabalho; o cinza, transmite passividade e falta de energia; e o roxo, em exagero, cria a perceção de arrogância e distância.

Se quiser fazer figura, opte pelo vermelho, que emite poder e energia; o preto, que transmite liderança e é adelgaçante; ou o azul, ideal para ambientes de trabalho agitados e tensos porque tem um efeito calmante.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+