Tempo
|
A+ / A-

Lobo Antunes terá biblioteca em seu nome e livro quase a sair

30 jun, 2021 - 18:12 • Hélio Carvalho

A biblioteca ficará em Benfica, na freguesia lisboeta onde nasceu o escritor, e conta já com um vasto espólio doado pelo próprio Lobo Antunes.

A+ / A-

O escritor António Lobo Antunes vai doar o seu espólio literário à nova biblioteca em Benfica, Lisboa, que terá o nome do autor. A doação surge depois de um acordo assinado entre Lobo Antunes e a Câmara Municipal de Lisboa.

Em comunicado, o Grupo Leya, da qual faz parte a editora Dom Quixote, que publica os livros de Lobo Antunes, revela que o espólio é constituído por "diplomas de prémios e condecorações", "alguns manuscritos originais e naturalmente por livros, cerca de 20 mil volumes, os da sua biblioteca pessoal, muitos deles anotados ou marcados pelo próprio ou com dedicatórias dos respetivos autores."

Sobre os livros escritos pelo próprio Lobo Antunes, fazem parte do espólio "as primeiras edições dos livros de sua autoria, editados em Portugal e um pouco por esse mundo fora".

Adianta o comunicado que a Biblioteca António Lobo Antunes ficará "no edifício da antiga Fábrica Simões, em Benfica, neste momento em processo de reabilitação".

Numa nota no site da Câmara Municipal de Lisboa, citando o protocolo assinado, é referido que a biblioteca “constituirá não só um espaço de investigação e divulgação junto dos docentes dos vários níveis de ensino, mas também uma oportunidade de investigadores se sediarem na freguesia e contribuírem para o seu desenvolvimento cultural, económico e social”.

Está previsto que a biblioteca fique concluída em 2022.

O autor, nascido na freguesia de Benfica há 78 anos, está também quase a editar um novo livro de crónicas, editado pela Dom Quixote.

Segundo o comunicado do Grupo Leya, o livro terá mais de 600 páginas e será prefaciado pelo Presidente da República. "O leitor será confrontado com uma selecção de algumas das crónicas publicadas anteriormente noutros volumes", acrescenta o comunicado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+