Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Nuno Júdice vence Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho

25 mai, 2021 - 12:32 • Maria João Costa

O júri atribuiu o prémio por unanimidade ao livro “Regresso a um Cenário Campestre”. No valor de 12.500 euros, o prémio instituído pela Associação Portuguesa de Escritores tem o patrocínio da Câmara Municipal de Loures.

A+ / A-

O poeta Nuno Júdice venceu, por unanimidade, o Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho, atribuído pela Associação Portuguesa de Escritores com o patrocínio da autarquia de Loures.

O livro "Regresso a um Cenário Campestre", editado em 2020 pela D. Quixote, foi o escolhido pelo júri que na ata escreveu que a obra "reflete um momento pessoal e universal, momento de paragem, mas não de estagnação".

O júri composto por Luís Filipe Castro Mendes, José Manuel de Vasconcelos e Paula Mendes Coelho sublinha ainda que este livro de poesia recupera “uma empatia com a natureza, reivindicando o desejo e o amor aqui e agora” e garantindo a “possibilidade de um depois.”

Destinado a galardoar anualmente uma obra de poesia em português e de autor português, publicado integralmente e em primeira edição, Grande Prémio de Poesia Maria Amália Vaz de Carvalho vai na sua terceira edição.

O prémio no valor de doze mil e quinhentos euros, já foi atribuído nas edições anteriores aos poetas Gastão Cruz e Fernando Guimarães.

Nuno Júdice, além de poeta e ensaísta e ficcionista. Nascido em Portimão em 1949 publicou "A noção de poema", o seu primeiro livro, há quase 50 anos. Tem mais de 70 obras editadas.

Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista «Colóquio-Letras» da Fundação Calouste Gulbenkian.

Com obra traduzida e publicada em vários países como Espanha, Itália, ou França, Nuno Júdice já venceu diversos prémios literários, entre eles o Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003)e Fernando Namora (2004) .

Em 2013 recebeu em Espanha o Premio Reina Sofia de Poesia Ibero-Americana; em 2014, no México, o Premio de Poesia del Mundo Latino e em 2015 o Premio Argana da Maison de la Poésie de Marrocos, e Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração. Já em 2016, recebeu em Itália o Prémio internacional de Poesia Europa in Versi/Prémio Carreira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+