Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Estação Internacional Espacial

Garrafa de vinho que estagiou 14 meses no espaço leiloada por 830 mil euros

19 mai, 2021 - 09:32 • Redação

Esta é a única garrafa que será vendida. Três foram abertas para degustação e as oito restantes serão retidas para futuras pesquisas. O valor angariado destina-se ao financiamento de futuras missões espaciais.

A+ / A-

Uma garrafa de vinho Bordeaux, que estagiou 14 meses na Estação Espacial Internacional (EEI), vai ser leiloada.

E o preço é verdadeiramente estratosférico: cerca de 830 mil euros (um milhão de dólares) será o valor de licitação base pela garrafa de Château Petrus, colheita de 2000, que fez parte de uma experiência para ver como as condições no espaço afetam o vinho.

Das 12 garrafas enviadas para o espaço, três delas foram abertas em março para uma degustação para 12 profissionais e cientistas do vinho, que destacaram “notáveis diferenças nos componentes de cor, aroma e sabor complexos”.

A garrafa a leilão será entregue ao comprador dentro de um baú exclusivo, feito à mão e inspirado nas obras de Júlio Verne. Na caixa irá também outra garrafa de Petrus, com envelhecimento terrestre, um decantador, copos e um saca-rolhas feito de meteorito.

O valor angariado destina-se ao financiamento de futuras missões espaciais.

Esta é a única garrafa que será vendida. Três foram abertas para a degustação, e as oito restantes serão retidas para futuras pesquisas.

A Château Pétrus apenas produz cerca de 30 mil garrafas de vinho por ano, e o seu produto está consistentemente classificado entre os mais caros do mundo. Uma garrafa de 2000 de Pétrus é normalmente vendida por cerca de 4.900 euros (6.000 dólares).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+