Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pintora Armanda Passos homenageada no Douro com espaço dedicado à sua obra

18 mai, 2021 - 12:10 • Olímpia Mairos

A nova ala de visitas no Museu do Douro permite ao visitante fazer um percurso pela diversidade de obras e diferentes técnicas usadas pela artista plástica e ficar a conhecer melhor a sua arte.

A+ / A-

Abre esta terça-feira, no Museu do Douro, o Espaço Armanda Passos, dedicado à artista plástica nascida no Peso da Régua, a 17 de fevereiro de 1944, com 83 obras oferecidas pela pintora.

O Espaço Armanda Passos é uma homenagem à mulher duriense e à sua emblemática obra, uma das grandes referências nacionais a nível das artes plásticas. A coleção é composta por desenhos a tinta da china, guaches, óleos, gravuras e serigrafias.

De acordo com o Museu do Douro, o espaço dedicado à pintora duriense, constituiu-se como “uma nova ala de visitas, que vai permitir ao visitante fazer um percurso pela diversidade de obras e diferentes técnicas usadas pela artista plástica e ficar a conhecer melhor a sua arte”, destacando-se, por exemplo, a coleção de serigrafias que foi editada com uma técnica muito particular e pela própria Armanda Passos.

O trabalho de Armanda Passos tem a mulher configurada como eixo principal, onde não existe qualquer questionamento social.

Armanda Passos será também nome de um espaço na zona ribeirinha, o Parque Armanda Passos, onde, futuramente, estarão expostos elementos escultóricos, reproduzindo em grande escala as figuras emblemáticas da obra da pintora, como as mulheres de volumes avultados e os pássaros, inspiradas na obra da artista.

O projeto é uma parceria entre o Museu do Douro, a Câmara Municipal do Peso da Régua, a Faculdade de Belas Artes do Porto e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo.

Armanda Passos licenciou-se em artes plásticas pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, atual Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), cidade onde vive e trabalha e onde realizou a sua primeira exposição individual.

Entre as distinções que recebeu destaca-se o prémio do Ministério da Cultura (1984) e a atribuição da Comenda da Ordem de Mérito (2012) da República Portuguesa.

Além de coleções privadas e institucionais, Armanda Passos integra coleções museológicas como o Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Champalimaud, Museu de Serralves, Museu do Chiado, Museu Berardo, Museu Amadeo Souza Cardoso, Coleção Millenium BCP e a Coleção da Presidência da República (Palácio de Belém).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+