Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lisboa sem marchas populares pelo segundo ano devido à Covid-19

06 mai, 2021 - 10:40 • Cristina Nascimento

Autarquia decidiu atribuir 15 mil euros a cada entidade organizadora para minimizar impacto económico do cancelamento do evento.

A+ / A-

Veja também:


A Câmara Municipal de Lisboa decidiu não realizar este ano o concurso das marchas populares.

"Tendo em conta o atual contexto pandémico e devido às restrições de saúde pública que ainda se mantêm, é com particular tristeza que a Câmara Municipal de Lisboa informa que não será possível realizar este ano o Concurso das Marchas Populares que habitualmente decorre no mês de junho", lê-se no comunicado enviado à redação.

A autarquia decidiu ainda atribuir 15 mil euros a cada entidade organizadora do evento para "minorar o prejuízo económico" que "provoca a não realização deste momento ímpar na vida cultural da cidade". O valor corresponde a metade do subsídio que é habitualmente assegurado.

Já no ano passado a autarquia tinha cancelado as marchas que se realizam desde o século XVIII, mas têm uma vertente competitiva desde 1932 -, bem como os arraiais de Santo António, ambos integrados nas festas da cidade, devido à pandemia.

O cancelamento das marcas em 2020 tinha determinado que o tema "Amália Rodrigues", celebrando o centenário do nascimento da fadista, transitasse para a edição de 2021, "permitindo que todo o trabalho realizado (arcos, cenografia, figurinos) possa ser rentabilizado no próximo ano".

Em Portugal, morreram 16.983 pessoas dos 838.102 casos de infeção confirmados, segundo os últimos dados da Direção-Geral da Saúde.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+