Tempo
|
A+ / A-

Morreu o ator Cândido Ferreira, fundador do grupo de teatro "O Bando"

05 mai, 2021 - 20:05 • Redação

Com uma vasta carreira no cinema, televisão e nos palcos, Cândido Ferreira também foi dramaturgo, encenador e produtor.

A+ / A-

O ator Cândido Ferreira, fundador do grupo de teatro "O Bando", morreu esta quarta-feira, vítima de cancro.

Com uma vasta carreira no cinema, televisão e nos palcos, Cândido Ferreira começou em 1971, como ator no Teatro Operário de Paris.

Regressou a Portugal em 1974, ano da revolução do 25 de Abril, e foi um dos membros fundadores do mítico grupo de teatro "O Bando", onde trabalhou 12 anos em vários papéis: ator, dramaturgo, encenador e produtor.

Ao longo da sua carreira, Cândido Ferreira colaborou com várias companhias, passando pelo Teatro Experimental do Porto (TEP), Teatro da Cornucópia, Companhia de Teatro de Sintra, Escola da Noite e Artistas Unidos.


Foi diretor artístico da companhia residente do teatro Chaby Pinheiro, na Nazaré, entre junho de 2004 e 2006.

No cinema, entrou em filmes de Manoel de Oliveira, Joaquim Leitão, Joaquim Sapinho, Luís Galvão Teles, Eduardo Guedes, Ivo Ferreira, Luís Filipe Rocha, Raquel Freire, Ruy Guerra e Luís Álvaro Morais.

"A Herdade" e "Cartas de Guerra", onde foi dirigido pelo filho Ivo Ferreira, foram alguns dos projetos mais recentes do ator.

Participou ainda "Adão e Eva", "Até Amanhã, Camaradas", "Tabu", "Camarate", "A Bela e o Paparazzo", "A Morgadinha dos Canaviais", na série "A Febre do Ouro Negro" e nas telenovelas "Saber Amar", "Floribella" ou "Laços de Sangue".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+