Tempo
|
A+ / A-

Redes sociais

Facebook apagou mais de 1,3 mil milhões de contas falsas no final de 2020

22 mar, 2021 - 15:54 • Hélio Carvalho

Segundo a empresa, uma grande parte da desinformação identificada tem a ver com a pandemia da covid-19.

A+ / A-

O Facebook anunciou esta segunda-feira que apagou mais de 1,3 mil milhões de contas falsas entre outubro e dezembro de 2020. Foram ainda removidos 12 milhões de conteúdos falsos sobre covid-19 e a vacinação contra a doença, num esforço da empresa de conter a propagação de informação falsa.

Segundo a rede social gerida por Mark Zuckerberg, existe uma equipa de 35 mil pessoas a trabalhar para encontrar e remover informação falsa na plataforma, além de softwares de inteligência artificial que detetam conteúdos falsos.

Num comunicado publicado na área "Newsroom" do Facebook, a rede social revelou ainda que removeu mais de 100 redes de “comportamento falso coordenado”.

Além da equipa de milhares de pessoas que identificam conteúdos falsos, o Facebook disse que construiu “uma rede global de mais de 80 fact-checkers independentes, que revêm conteúdo em mais de 60 idiomas”.

Sobre a pandemia da covid-19, um tópico que tem sido explorado ao máximo por teorias da conspiração e redes de conteúdos falsos, o Facebook afirmou que os 12 milhões de peças removidas são fruto do “uso de sistemas de inteligência artificial para deitar abaixo materiais relacionados com a covid-19 que peritos de saúde internacionais assinalaram como desinformação, e a partir daí detetar cópias quando alguém as tenta partilhar”.

A empresa respondeu também a críticas de que a rede social não age suficientemente depressa a responder à propagação de desinformação, garantindo que tem “toda a motivação em manter informação falsa fora das nossas aplicações e temos tomado vários passos nesse sentido, em prejuízo de crescimento no número de utilizadores”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+