Tempo
|
A+ / A-

Desconfinamento

Salas de espetáculos fecham às 22h00 à semana e 13h00 ao fim de semana

18 mar, 2021 - 20:52 • Lusa

Conforme o plano de desconfinamento do Governo, os museus, monumentos, palácios e galerias abrem a partir de 5 de abril e os cinemas e salas de espetáculos a partir do dia 19.

A+ / A-

Veja também:


As salas de cinema e de espetáculos, que deverão poder reabrir a partir de 19 de abril, terão de encerrar às 22h00 durante a semana e às 13h00 aos fins de semana, esclareceu esta quinta-feira a Inspeção-Geral das Atividades Culturais.

De acordo com o novo “plano de desconfinamento” do Governo, anunciado em 11 de março, os teatros, auditórios, salas de espetáculos e cinemas podem reabrir a partir de 19 de abril.

“A este propósito cumpre informar que o horário de encerramento das salas de espetáculos/cinemas/auditórios/teatros é às 22:00 durante a semana e às 13:00 ao fim de semana e feriados”, lê-se num esclarecimento publicado esta quinta-feira no site oficial da Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC).

Algumas entidades do setor da Cultura já tinham alertado para o facto de as condições em que os espaços poderiam reabrir não serem claras, nomeadamente no que diz respeito à lotação ou horários aplicáveis.

As atividades culturais começaram a ser retomadas, faseadamente, na segunda-feira, dia em que puderam reabrir livrarias, lojas de discos, bibliotecas e arquivos.

No que ao setor da Cultura diz respeito, a 5 de abril podem reabrir museus, monumentos, palácios, galerias de arte e similares.

Em 19 de abril, além da reabertura de teatros, auditórios, salas de espetáculos e cinema, podem também ser retomados os “eventos no exterior, sujeitos a aprovação da Direção-Geral da Saúde”.

A 3 de maio, poderão voltar a realizar-se “grande eventos exteriores e interiores, sujeitos a lotação definida pela DGS”, o que pode vir a incluir festivais.

Na apresentação do “plano de desconfinamento”, o primeiro-ministro salientou que o processo de reabertura será “gradual e está sujeito sempre a uma reavaliação quinzenal, de acordo com a avaliação de risco” adotada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+