Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em ano Jacobeu, Portugal certifica o primeiro Caminho Português de Santiago

15 mar, 2021 - 14:43 • Maria João Costa

Portaria conjunta do Turismo e Cultura atribuem a primeira certificação ao Caminho Português de Santiago Central que atravessa o Alentejo e Ribatejo. A iniciativa visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago.

A+ / A-

São 435 quilómetros, divididos em 19 etapas que atravessam 16 municípios do Alentejo e Ribatejo. O Caminho Português de Santiago Central foi agora certificado, por uma portaria conjunta assinada pela secretária de Estado do Turismo, Rita Marques e pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira.

Trata-se da primeira certificação de um dos itinerários que perfaz os Caminhos de Santiago em território português. Esta portaria agora publicada dá corpo a uma candidatura liderada pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo – Ribatejo.

Em comunicado, esta segunda-feira, o ministério da Cultura indica que esta “é a primeira concretização de um processo iniciado em 2019 (…) e que visa a salvaguarda, valorização e promoção do Caminho Português de Santiago”.

Tendo em conta o “reconhecimento da importância histórica e cultural do Caminho Português de Santiago Central - Alentejo e Ribatejo”, esta certificação foi conferida por uma comissão composto por quatro elementos e por um conselho consultivo no qual estiveram representados, entre outros, a Igreja Católica e as Associações de Peregrinos.

Ao longo dos próximos três anos vão ser implementadas ações de valorização do itinerário cuja autenticidade e caráter ininterrupto no território e no tempo, ficam assim certificadas. Essas ações visam por exemplo, “uma maior segurança, conforto e melhor experiência do peregrino, promovendo-se também a ligação às comunidades locais e a testemunhos de interesse”, diz comunicado.

Em paralelo decorrem, “ainda que em diferentes estados de desenvolvimento, processos de certificação de outros itinerários” dos Caminhos de Santiago em Portugal e que mal estejam concluídos “irão reforçar a rede de itinerários de Sul a Norte do país”.

Esta aposta nos caminhos portugueses de Santiago acontece num ano Santo, o Ano Jacobeu 2021 que Espanha já assegurou que irá prolongar-se até 2022, devido às restrições impostas pela pandemia.

Esta certificação agora do caminho Central enquadra-se na Estratégia de Turismo 2027, “que visa a consolidação da notoriedade de Portugal como destino de turismo religioso, associado à afirmação de valores culturais e naturais diferenciadores dos territórios, à dinamização da atividade dos agentes turísticos e, neste caso em particular, à cooperação transfronteiriça”.

Nas reações, a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, salienta que “com a retoma da atividade turística, espera-se uma progressiva normalização na fruição dos itinerários de peregrinação, movimento este que tem particular impacto nos territórios de baixa densidade e na atenuação da sazonalidade turística”.

Por seu lado, Ângela Ferreira, secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, sublinha que a certificação “é um passo fundamental na preservação e divulgação deste itinerário único do património cultural europeu, manifestação histórica de um direito inalienável à comunicação e lugar por excelência para promoção do encontro de culturas e do entendimento comum”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+