Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Espaço

Vídeo da NASA revela chegada a Marte da sonda "Perseverance"

22 fev, 2021 - 20:34 • Filipe d'Avillez

Nas imagens consegue-se ver a queda da sonda até próximo da superfície antes de ligar os propulsores, bem como a anterior abertura do paraquedas para travar a descida.

A+ / A-

A NASA revelou esta segunda-feira imagens inéditas da chegada da sonda a Marte, na semana passada.

As imagens, captadas por câmaras instaladas na própria sonda, mostram a abertura do paraquedas para abrandar a velocidade da sonda depois de esta ter entrado na atmosfera do planeta vermelha.

No vídeo revelado pela NASA pode-se ver o lançamento do paraquedas em duas partes diferentes do ecrã, numa em tempo real e noutra a 30% da velocidade.

Os minutos seguintes do vídeo mostram o aproximar da superfície de Marte até que, a escassos metros de embater, a sonda liga os propulsores. Ao fim de alguns segundos percebe-se que a chegada da sonda foi um sucesso pois a imagem passa para o centro de comando, onde todos os funcionários celebram de forma entusiasmada.

A sonda Perseverance, ou Perseverança, em português, chegou a Marte no dia 18 de fevereiro e vai dedicar-se a estudar a superfície do planeta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+