Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chaves reabilita Museu da Região Flaviense, Castelo e Baluarte

14 jan, 2021 - 10:41 • Olímpia Mairos

Investimento é de cerca de 440 mil euros e a autarquia prevê que as obras estejam concluídas até final do ano.

A+ / A-

A autarquia de Chaves avança que já estão em curso as obras de reabilitação do Museu da Região Flaviense, castelo, baluarte e envolvente. Um investimento de cerca de 440 mil euros que deverá estar concluído no final do ano.

A intervenção no Museu da Região Flaviense contempla a substituição do revestimento da cobertura, bem como a aplicação de isolamento para melhor desempenho térmico do edifício.

Em relação ao conjunto arquitetónico Torre/Baluarte, prevê-se a “criação de novas coberturas e limpeza geral dos panos exteriores, com intervenções pontuais de restauro interior, nomeadamente na escada interior e de acesso à cobertura, da cobertura com colocação de cobre em substituição da telha, colocação de vãos exteriores, remodelação do passadiço exterior ao nível do segundo piso, colocação de nova cobertura e de piso no espaço entre a torre e a muralha, assim como limpeza exterior da pedra”, indica a autarquia.

De acordo com a autarquia, em termos de arranjos exteriores, estão contemplados “acertos de cotas e remodelação de pavimentos que visam essencialmente a melhoria das acessibilidades, através da criação de percursos alternativos passíveis de serem utilizados por pessoas com mobilidade condicionada, contribuindo para a articulação entre o museu, a torre e baluarte.

A obra de reabilitação do Museu da Região Flaviense, Castelo, Baluarte e envolvente faz parte do Plano de Ação de Regeneração Urbana (PARU) de Chaves, beneficiando de um investimento cofinanciado a 85% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2014-2020 (Norte 2020).

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+