Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sociedade Portuguesa de Matemática cria bolsa de professores com aulas grátis

12 dez, 2020 - 09:22 • Pedro Mesquita

Voluntários estão prontos a dar aulas de matemática gratuitamente para ajudar alunos sem professor.

A+ / A-

Numa altura em que ainda há muitos alunos sem professor, fruto da pandemia, a Sociedade Portuguesa de Matemática criou uma bolsa de professores, voluntários, prontos a dar aulas gratuitamente.

"Já temos mais de cem. Alguns no ativo, alguns já reformados...", adianta à Renascença Isabel Hormigo, da direção da Sociedade Portugues de Matemática. Segundo Isabel Hormigo, "há professores de todos os níveis de ensino" já inscritos e a ideia é "avançar imediatamente".

Nos locais onde for possível, os professores darão aulas presenciais, mas as aulas online também são uma possibilidade. "Vamos ter de organizar com cada escola", explica.

A iniciativa tem o apoio do Ministério da Educação e foi integrada num programa da Fundação Calouste Gulbenkian, restando, para avançar, apenas "receber os dados das escolas" para saberem "quais necessitam neste momento de professores" para começarem "a distribuí-los".

Questionada pela Renascença sobre a possibilidade da iniciativa melindrar professores de matemática não colocados, Isabel Hormigo assegura que "não há professores nestas posições". "São escolas que colocam a concurso o lugar e os professores não concorrem. São escolas que não conseguem, através dos concursos nacionais, ter um professor", esclarece.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+