Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Uma centena de artistas retrata em exposição dois meses de confinamento

18 mai, 2020 - 20:15 • Maria João Costa

A exposição “Que Dia é Hoje?” abre esta terça-feira ao público, só pode ser visitada de máscara, mas revela imagens que atores, músicos e artistas fizeram durante o estado de emergência.

A+ / A-

Veja também:


“Que Dia é Hoje?” Quantas vezes fez esta pergunta durante os dias de confinamento? Quantas vezes perdeu a noção do tempo durante o estado de emergência decretado por causa da pandemia de covid-19? O Centro Cultural da Malaposta, em Lisboa, inaugura esta terça-feira a exposição “Que Dia é Hoje?” de fotografia e vídeo que faz um retrato do que foram os últimos dois meses de confinamento de mais de uma centena de artistas.

A mostra reúne um conjunto de trabalhos de criadores de diferentes áreas. De atores, a músicos, passando por encenadores e outros artistas. É uma exposição que reflete sobre o momento atual. A Malaposta lançou o desafio aos “cúmplices e artistas” que programaram em 2019 e 2020 para “testemunharem uns em vídeo outros em fotografia o que viveram neste período”.

A mostra “Que Dia é Hoje” marca a reabertura da programação daquela sala de espetáculos e reúne trabalhos de músicos como Sérgio Godinho, João Gil, Luiz Caracol ou João Afonso; ou atores como Paula Lobo Antunes, Dalila Carmo, Jorge Corrula, Sara Carinhas e Miguel Abreu. Mas neste registo de imagens dos meses de março a abril há também trabalhos das atrizes e encenadoras Fernanda Lapa e Cucha Carvalheiro.

São imagens da reclusão durante o estado de emergência, explica Manuela Jorge, diretora artística da Malaposta, que indica que “90 por cento são tiradas por não profissionais da fotografia”. Mas há também testemunhos como o do músico alentejano Vitorino, ou do músico Paulo Ribeiro registados em vídeo.

“A parte do vídeo interroga mais a sustentabilidade da área artística em período de emergência. Que medidas é que deveriam ser tomadas para que os profissionais possam ser protegidos?”, diz Manuela Jorge.

A exposição que pode ser visitada de máscara, tem lotação limitada a cinco pessoas de cada vez. Além de haver álcool desinfetante, os visitantes terão de cumprir o distanciamento físico e as recomendações das autoridades de saúde. Aberta de terça a sábado das 14h30 às 18h00, a exposição “Que Dia é Hoje” revela trabalhos muito distintos.

“Temos uma composição do Luis Hipólito e da Miriam Faria que mostra várias máscaras durante o período da quarentena. O Rúben Saints também colocou uma imagem diferente todos os dias nas redes sociais relacionada com o isolamento. Também temos uma instalação da São José Correia que diz mais ou menos que ocupações ela teve neste período. Há também imagens de situações hospitalares.”

A entrada para a exposição “Que Dia é Hoje?”, que está patente no foyer do Centro Cultural da Malaposta é gratuita.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+