Tempo
|
A+ / A-

Falha no iPhone e no iPad deixa utilizadores vulneráveis a ataques informáticos

23 abr, 2020 - 07:25 • Redação com Reuters

O erro está na aplicação de correio eletrónico instalada de origem nos aparelhos. A Apple já está a resolver o problema.

A+ / A-

Uma falha na aplicação de correio eletrónico "email", instalada de origem no iPhone e no iPad, pode ter deixado os dois aparelhos vulneráveis a "hackers" durante vários anos. A Apple já está a resolver o problema.

De acordo com a agência Reuters, o erro foi descoberto pela empresa de segurança forense móvel ZecOps, sediada em São Francisco, nos Estados Unidos, enquanto investigava um sofisticado ataque informático a um cliente no final de 2019.

Um porta-voz da Apple assumiu que existe uma vulnerabilidade na aplicação "Mail" e garantiu que a companhia já desenvolveu uma solução, que será incluída na próxima atualização de sistema para os milhões de aparelhos que já vendeu por todo o mundo.

Ainda assim, a Apple recusou comentar a descoberta da ZecOps, que sugere que a falha pode ser aproveitada remotamente e tem sido explorada por "hackers" contra utilizadores de alto perfil desde, pelo menos, janeiro de 2018.

As vítimas do ataque informático receberiam um e-mail aparentemente vazio através da aplicação Mail, que forçaria o aparelho a falhar e reiniciar. A falha abriria a porta para os piratas informáticos entrarem no sistema.

O cliente que permitiu a descoberta deste programa malicioso foi, de acordo com a ZecOps, uma companhia norte-americana das "Fortune 500". A empresa também terá encontrado indícios de ataques relacionados a outras cinco empresas no Japão, Alemanha, Arábia Saudita e Israel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+