Tempo
|
A+ / A-

Cultura

No princípio era Kennedy. Agora... Anne Frank, Indiana Jones ou Chopin: Bob Dylan está de volta

17 abr, 2020 - 21:45 • Tiago Palma

O músico de 78 anos não queria nada com temas inéditos desde 2012. Agora, em casa, confinado por causa da pandemia de Covid-19, Dylan não deixou os versos de quarentena – pelo contrário. No espaço de três semanas apresentou duas canções novas. Na mais recente promete: “Vou fazer com que não haja amor deixado para trás.”

A+ / A-

Veja também:


Bob Dylan não deixava escapar um tema inédito ia para oito anos. E agora, do nada, sem aviso e quase de enfiada, lança dois.

Depois de “Murder Most Foul”, um tema sobre o homicídio, em 1968, do então Presidente norte-americano John F. Kennedy – a versos tantos canta Dylan: “Foi o dia em que rebentaram os miolos do rei/Milhares estavam a assistir, mas ninguém viu nada/Aconteceu tão rápido, de surpresa/Ali mesmo, diante dos olhos de toda a gente” –, que saiu no passado dia 27 de março, esta sexta-feira Bob Dylan ofereceu-nos (nas diversas plataformas digitais) “I Countain Multitudes”.

É diferente, necessariamente diferente, desde logo porque não tem os 17 minutos da anterior (tem uns “modestos” quatro) e, também, porque não tem uma referência, como a era Kennedy, mas um sem-número delas, mais ou menos reais, de Anne Frank a Indiana Jones – e as referências continuam: os Rolling Stones, David Bowie, os poetas Edgar Allan Poe e William Blake, Beethoven ou Chopin.

“Sou um homem de contradições, um homem de diversos humores”, escreve Bob Dylan, atirando mais adiante, de chofre: “Vou manter o caminho aberto, o caminho na minha mente/Vou fazer com que não haja amor deixado para trás”.

O que lá virá, ninguém sabe dizer ao certo: talvez venha outra canção, talvez mesmo um álbum. Talvez isto ou talvez coisa nenhuma.´



Hoje com 78 anos, e 38 álbuns de estúdio depois, Dylan apresentou-nos agora o que de primeiro há nele de inédito desde que saiu “Tempest”, em 2012.

Nunca o interregno entre discos (de inéditos, leia-se) foi tão grande. É que "Triplicate", de 2017, o primeiro triplo álbum que teve na carreira, fez-se com 30 versões de clássicos da música norte-americana – e o que mais saiu, antes ou depois, foram álbuns com gravações ao vivo de concertos (os de abril, no Japão, foram cancelados devido à pandemia de Covid-19) que deu nas últimas décadas.

O que lá viver que venha, então, de “diversos humores” e, como promete Bob Dylan, sem “amor deixado para trás”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+