Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Coronavírus. Quase 25 mil espetáculos cancelados, adiados ou suspensos

03 abr, 2020 - 17:49 • Maria João Costa

Associação de Promotores e Espetáculos, Festivais e Eventos diz que a maioria dos eventos foi adiada, fala em “paralisação total” do setor e alerta que os números podem “aumentar exponencialmente nas próximas semanas”.

A+ / A-

O número rigoroso é de 24.815 espetáculos que, entre 8 de março e 31 de maio, foram cancelados, adiados ou suspensos. As contas resultam de um levantamento feito pela Associação de Promotores e Espetáculos, Festivais e Eventos (APEFE) que, com as empresas de venda de bilhetes Ticketline, Blueticket e BOL, reuniram os dados resultantes das medidas de contenção da pandemia de Covid-19.

Em comunicado, a APEFE alerta para o facto de estes números poderem “aumentar exponencialmente nas próximas semanas”, com a renovação e prolongamento do estado de emergência.

Os 364 promotores envolvidos garantem que os dados agora reunidos permitem “uma leitura real e fidedigna do impacto económico no setor dos espetáculos ao vivo”.

A APEFE, que fala numa “paralisação total” do setor, revela que a maioria dos eventos foi adiada: 15.412 espetáculos foram adiados; 7.866 foram cancelados e 1.537 suspensos.

Incluídos nesta contabilização estão diferentes eventos culturais e artísticos de dança, música, teatro e outras artes performativas.

Uma “crise sem precedentes”

Segundo a APEFE, há também a preocupação quanto à “incerteza da possibilidade da realização de outros espetáculos” nos próximos meses. Os representantes dos maiores festivais e promotores de espetáculos falam numa “crise sem precedentes no mercado da cultura em Portugal”.

As quebras de faturação, diz a APEFE, são de 100%. “Proibidos de exercer a sua atividade” os promotores garantem que está criado “um problema gravíssimo de subsistência e sobrevivência a milhares de pessoas e empresas do setor cultural”.

A responder à epidemia de Covid-19, o Ministério da Cultura já tinha avançado com um conjunto de medidas para proteger consumidores e promotores de espetáculos cancelados. Antes, estes profissionais já tinham chamado a atenção para a paralisação do setor e para a insuficiência das medidas de apoio.

O novo coronavírus já provocou em Portugal, e segundo dados da Direção-Geral de Saúde, 209 mortes. Confirmados estão mais de nove mil casos positivos desde o dia 2 de março, altura em que foi identificado o primeiro caso. Destes, 68 já recuperaram.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+