Tempo
|
A+ / A-

Vila Real

Casa de Mateus promove “Diálogos entre Cultura, Território e Literatura”

21 nov, 2019 - 13:02 • Olímpia Mairos

Um debate, uma oficina e a apresentação de um livro. Iniciativas fazem parte de um projeto pioneiro que a Fundação da Casa de Mateus está a desenvolver e que é cofinanciado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

A+ / A-

A Fundação da Casa de Mateus, em Vila Real, vai organizar nos dias 28 e 29 de novembro, um encontro designado “Diálogos entre cultura, território e literatura” e que tem como convidado principal Jorge Barreto Xavier.

O antigo secretário de estado da Cultura vai participar, no dia 28 de novembro, numa conferência a realizar no Conservatório Regional de Música de Vila Real, que será também uma oportunidade para debater o tema “Cidade, Lugar Comum”, tendo o cidadão como centro das políticas de território.

“Numa altura em que Vila Real apresenta o Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, este é um tema de discussão ainda mais relevante”, refere o vereador do Ordenamento do Território e do Urbanismo, Adriano Sousa, acrescentando que “é com particular satisfação que nos associamos à iniciativa da Fundação da Casa de Mateus de realizar esta conferência e de escolher tão distinto orador para nos vir falar de cultura, de cidadania e da importância de elegermos o cidadão como principal destinatário das políticas urbanas”.

“O município de Vila Real está apostado em devolver a cidade às pessoas, através da valorização do espaço público, das infraestruturas de uso comum, da pedonalização dos trajetos e do incentivo à utilização dos modos de transporte mais sustentáveis, de modo a propiciar o aparecimento de espaços públicos mais povoados e diversificados, caracterizados por elevados padrões de convívio”, afirma o vereador da autarquia.

No dia 29 de novembro, na residência de artistas da Casa de Mateus, Jorge Barreto Xavier vai dirigir uma oficina de gestão cultural direcionada a todos aqueles que na região estão envolvidos em projetos culturais e artísticos e também a representantes de instituições locais com responsabilidade no desenvolvimento e concretização de políticas culturais.

O dia termina com a apresentação do livro do autor “Alexandria”, publicado em 2017. Um livro de contos que recupera a tradição dos diálogos filosóficos na construção de uma possível arte do conhecimento. A apresentação decorrerá pelas 18h30, também na Residência de Artistas, na Casa de Mateus.

“Lugar Comum”. Projeto pioneiro

A iniciativa “Diálogos entre Cultura, Território e Literatura”, insere-se no “Lugar Comum”, um projeto que está a decorrer na Fundação Casa de Mateus e que tem como objetivo a capacitação das equipas e funcionários da própria Fundação.

Segundo Teresa Albuquerque, da Fundação da Casa de Mateus, o projeto surge como uma oportunidade única para todos os funcionários da Fundação e, consequentemente, para a relação da Instituição com a própria cidade”.

“É um projeto que podemos construir de raiz e em conjunto, a partir da perceção daquilo que é o capital humano atual da Fundação, baseado numa ideia partilhada daquilo que a Instituição significa na comunidade, e na sua relação com os funcionários”, explicita.

O projeto “Lugar Comum” teve início em julho de 2019, com o seminário “O Futuro do Passado” e termina em janeiro de 2021.

“O objetivo é que no final dos 18 meses que dura o projeto, cada um se sinta mais rico e mais capaz de desenvolver as suas tarefas quotidianas. E, se possível, que se inventem novas tarefas que possam contribuir para um melhor serviço público por parte da Fundação da Casa de Mateus, dentro do espírito das suas missões estatutárias e daquilo que chegarmos à conclusão que podemos trazer de único para a comunidade onde nos inserimos, para este lugar comum que todos partilhamos”, realça Teresa Albuquerque.

O projeto “Lugar Comum” é co-financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do programa Oficinas do Conhecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+