Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida

Artes, espetáculos, vinhos e... Leonardo DiCaprio

25 set, 2019 - 17:20 • Rosário Silva

Évora acolhe quatro dias de atividades e animação entre 26 e 29 de setembro.

A+ / A-

O Dia Aberto da Fundação Eugénio de Almeida (FEA) arranca esta quinta-feira, em Évora, mas na verdade são quatro dias de acesso livre ao quotidiano da instituição.

Entre 26 a 29 de setembro, há um convite comunitário que apela à participação num conjunto de iniciativas, repartidas pelos diferentes espaços da FEA: a Herdade de Pinheiros, a Adega da Cartuxa, o Centro de Arte e Cultura (CAC), o Centro de Inovação Social (CIS) ou o emblemático Páteo de S. Miguel.

Música e atividades artísticas, workshops e visitas encenadas, ações de voluntariado e cinema são algumas das iniciativas programadas a que se associam atividades vocacionadas para os mais novos, como pinturas faciais, jogos ou animação de rua.

O objetivo, revela a instituição numa nota enviada à Renascença, é “aproximar a Fundação dos seus diferentes públicos, mas também de novos e outros públicos, mostrando um pouco daquilo que é a sua atividade diária, quer seja na área de missão – social, cultural e educativa – quer seja na área de produção vitivinícola, pecuária ou agrícola”.

Há sete anos que a FEA celebra, por ocasião do Dia Europeu das Fundações e dos Doadores (comemorado a 1 de outubro), o seu Dia Aberto, para dar a conhecer, através de “um conjunto de atividades lúdicas, informativas, pedagógicas e artísticas, os seus projetos e as equipas que cumprem diariamente a missão desta instituição, criada por Vasco Eugénio de Almeida há 56 anos”.

Uma missão que, desde 1963, procura promover “o desenvolvimento sustentado da região de Évora nas áreas social, cultural, educativa e espiritual, explorando para isso todo o património agrícola e vitivinícola legado”, acrescenta a FEA.

O que fazer nos próximos quatro dias?

Se aprecia exercício físico, esta é uma iniciativa para si. Esta quinta-feira (dia 26), o Dia Aberto arranca às 20h30 com a tradicional corrida pela história da família Eugénio de Almeida. Ao exercitar o corpo vai estar também a alimentar a mente, num percurso que o vai levar pelos diferentes pontos da cidade de Évora que marcam a história desta família.

Na sexta-feira (dia 27), a comunidade escolar é convidada a participar em jogos e a descobrir os diferentes espaços da FEA. E se é fã de Leonardo DiCaprio vai poder visionar o documentário em que é protagonista. “Before the Flood”, é o titulo desta obra que acompanha o percurso do ator pelo mundo, discutindo o aquecimento global com políticos, cientistas e outros especialistas. Um tema no topo da atualidade, dado que esta semana chegou ao fim, em Nova Iorque, a Cimeira da Ação Climática convocada pelo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres.

Um Speed Dating Ciência e Arte, uma oficina de jogos musicais para famílias e uma sessão de Puzzle Room, completam o programa do dia.

Para quem tem disponibilidade apenas no fim-de-semana, pode começar o sábado (dia 28), a participar numa das várias visitas guiadas. O Jardim das Casas Pintadas ou a Coleção de Carruagens, são dois locais a não perder, sem esquecer a Torre do Sertório, o ponto mais elevado da cidade, que vai estar aberta, o que acontece uma vez por ano. É de aproveitar.

Uma prova de vinho na Adega da Cartuxa, ações de voluntariado e visitas breves à exposição Studiolo XXI – desenho e afinidades, são outras atividades a ter em conta. Às 21h30, no Pátio de Honra do Centro de Arte e Cultura, tem lugar um cineconcerto, no qual K. Wölf e Orla tocam ao vivo com o filme De manhã à meia-noite, de Karl Heinz Martin. A noite termina a altas horas com a realização de um after-hours no pátio interior do Centro de Inovação Social.

Para fechar as celebrações do Dia Aberto, entre outras iniciativas, o domingo (dia 29), reserva uma visita comentada ao Conjunto Arqueológico da Herdade das Murteiras e visitas guiadas com os diferentes curadores, Nuno Faria e Fátima Lambert, às exposições do Centro de Arte e Cultura.

Motivos não faltam para celebrar o papel da Fundação Eugénio de Almeida na vida da cidade Património Mundial. Outra característica aliciante: é tudo gratuito.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+