Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Grande Prémio de Romance e Novela. Hélia Correia ganha com "Um Bailarino na Batalha"

28 jun, 2019 - 10:31 • Lusa

Os escritores Djaimilia Pereira de Almeida, Hélia Correia, Joana Bértholo, Julieta Monginho e Rui Laje eram os finalistas de dição 2019 do Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

A+ / A-

A escritora Hélia Correia é a vencedora por unanimidade do Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores (APE), pela obra "Um Bailarino na Batalha".

"O júri, coordenado por José Manuel de Vasconcelos, e constituído por Clara Rocha, Cristina Robalo Cordeiro, Fernando Pinto do Amaral, Maria de Lurdes Sampaio e Salvato Teles de Menezes, deliberou, por unanimidade, atribuir o Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB à obra 'Um Bailarino na Batalha'", lê-se em comunicado divulgado esta sexta-feira.

Os escritores Djaimilia Pereira de Almeida, Hélia Correia, Joana Bértholo, Julieta Monginho e Rui Laje eram os finalistas do Grande Prémio de Romance e Novela da APE.

O Grande Prémio de Romance e Novela APE/DGLAB, no valor de 15 mil euros, é um prémio literário atribuído pela APE desde 1982, com o objetivo de consagrar uma obra de ficção de autor português, publicada no ano anterior à atribuição do prémio.

No ano passado, o romance vencedor foi “As Pessoas do Drama”, de H.G. Cancela, autor que já antes fora finalista do Grande Prémio da APE com o seu terceiro romance, "Impunidade", de 2014.

O Prémio já foi atribuído a 31 autores, tendo-o obtido por duas vezes os escritores, Vergílio Ferreira, António Lobo Antunes, Mário Cláudio, Agustina Bessa-Luís, Maria Gabriela Llansol e Ana Margarida de Carvalho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+