Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Já sente falta de Game of Thrones? Este teste ajuda a matar saudades – e a descobrir mais sobre si próprio

20 mai, 2019 - 15:09 • Redação

É fiel e solitário, como Jon Snow, ou mais racional, como Tyrion? Teste criado por uma equipa de cientistas ajuda-o a perceber com que personagem é mais parecido enquanto o põe a contribuir para a ciência.

A+ / A-

Ao fim de oito anos, chegou ao fim a série de televisão mais famosa dos últimos tempos. A internet enche-se agora de teorias, críticas, ‘memes’ e lamentações sobre quem ocupou o trono de ferro.

A pensar nestes órfãos da “Guerra dos Tronos”, um grupo de psicólogos das Universidades de Cambridge (Inglaterra), do Illinois (Estados Unidos) e de Mainz (Alemanha) uniram-se à revista “Time” para desenvolver um teste para o ajudar a descobrir qual seria o governante ideal dos sete reinos tendo em conta a personalidade do jogador.

O teste pretende não apenas agradar aos fãs da série mas também contribuir para uma investigação sobre ética e moralidade humana.

“Criámos um teste que combina os pontos de vista das pessoas sobre liderança com um dos cinco personagens sobreviventes da série e perceber finalmente quem poderia tomar as rédeas”, explica a “Time”.

Para a pesquisa ser o mais fiel possível em relação às características das personagens, foram entrevistados 521 fãs da "Guera dos Tronos", que responderam às questões como se fossem os protagonistas: Jon Snow, Daenerys, Cersei, Tyrion e Arya.

Depois de 1.730 respostas, os investigadores fizeram a correlação que consideraram mais correta e publicaram o teste.

O quizz começa por apresentar uma história fictícia sobre uma vila medieval. De seguida, os participantes são chamados a dizer se concordam ou não com as questões apresentadas (as classificações vão de 1, caso discordem totalmente, a 7 no caso de concordarem em absoluto com as afirmações).

Ao longo de cada alínea, o teste vai aferindo a ética do jogador quando tem de tomar decisões difíceis. No final, fica a saber com que personagem mais se identifica.

Os resultados revelam ainda um pouco da psicologia que está por trás de cada personagem. Por exemplo, se o seu resultado apontar para uma identificação com Arya, significa que tem um grande sentido de independência mas também tendências narcisistas, já que a protagonista nutre uma grande admiração por si própria.

Os psicólogos frisam, contudo, que não bastam 19 perguntas para avaliar a mente humana ou a moralidade de alguém. Se o resultado for, por isso, 50% Cersei e 50% Daenerys, por exemplo, isso não significa que o jogador tenha tendências maléficas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+