Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Turismo espacial mais perto. SpaceX lança cápsula rumo à Estação Internacional

02 mar, 2019 - 13:24 • Lusa

Crew Dragon será o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana, concebido para que humanos aterrem na Estação Espacial.

A+ / A-

A cápsula espacial Crew Dragon foi lançada este sábado do Cabo Canaveral, no estado norte-americano da Florida, com destino à Estação Espacial Internacional, anunciou a NASA.

“Descolou! O próximo grande salto num novo capítulo dos sistemas de voos espaciais humanos deixou a plataforma”, escreveu a agência espacial norte-americana, NASA, na sua conta na rede social Twitter, que emitiu em direto o lançamento.

De acordo com a NASA, a Crew Dragon será o primeiro veículo espacial construído e operado por uma empresa comercial norte-americana, a SpaceX, concebido para que humanos aterrem na Estação Espacial.

Por enquanto, o único passageiro foi um manequim de teste, ao qual foi dado o nome de Ripley, uma referência à personagem da saga de filmes “Alien”, do realizador Ridley Scott.

Para o final do ano estão previstas as missões tripuladas, de acordo com a empresa SpaceX, do empresário Elon Musk.

A cápsula espacial deverá alcançar a estação espacial no domingo de manhã, 27 horas após a descolagem.

“Isto é extremamente importante. Estamos na iminência de lançar astronautas norte-americanos em foguetes norte-americanos, a partir de solo norte-americano, pela primeira vez desde a reforma dos vaivéns espaciais em 2011″, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine, que esteve com Elon Musk na plataforma de lançamento, na sexta-feira”.

A NASA virou-se para empresas privadas, a SpaceX e a Boeing, financiando-as com cerca de 8 mil milhões de dólares, para que construam e operem novas cápsulas para transporte de astronautas de e para a estação espacial.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+