Tempo
|
A+ / A-

Histórias de quem fugiu do holocausto para Portugal chegam ao cinema

24 jan, 2019 - 07:09 • Maria João Costa com Redação

Novo filme do realizador português Nicholas Oulman é um documentário sobre sobreviventes do holocausto que passaram por Portugal em criança. O filme tem imagens do arquivo de Spielberg.

A+ / A-

Chega esta quinta-feira às salas de cinema o novo filme do realizador português Nicholas Oulman. "Debaixo do Céu" é um documentário sobre sobreviventes do holocausto. Em comum as vozes reunidas neste filme têm o facto de terem passado todas por Portugal quando eram crianças.

O realizador Nicholas Oulman encontrou-lhes o rasto e foi ouvir-lhes as histórias. "Em vez de fazer uma narrativa mais clássica que é mostrar as entrevistas e ilustrá-las com imagens de arquivo, o filme é construído só com imagens de arquivo, tendo em 'voz off' histórias que aconteceram a estes sobreviventes que passaram por Lisboa", conta o realizador, em entrevista à Renascença.

"Debaixo do céu" tem uma hora e 18 minutos de imagens a preto-e-branco, algumas delas do arquivo do realizador Steven Spielberg. Nicholas Oulman quis sublinhar a importância da memória.

"É sempre bom relembrar o que foi o holocausto porque muitas vezes estas novas gerações já não são confrontadas ou muita gente não está a par e a memória é curta", diz.

O realizador, de raízes judaicas, mostra-se especialmente preocupado com as "posições de extrema-direita, de fascismo, de nazismo" que estão a ganhar maior dimensão na Europa. "É um bocadinho assustador. Acho que isto está a andar para trás", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    26 jan, 2019 PORTO 17:21
    O GOVERNO DE SALAZAR, PERMITIU A VINDA DE GRANDE NÚMERO DE CRIANÇAS ALEMÃS PARA PORTUGAL. DOIS DELES FORAM MEUS VIZINHOS E POR CÁ SE FIZERAM HOMENS DE VALOR.

Destaques V+