Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Viseu em destaque na imprensa britânica. "A cidade obscura que quer ser famosa"

11 dez, 2018 - 16:26

"The Telegraph" revela "segredos" do município para atrair mais turistas, depois de ter duplicado número de visitantes para mais de 250 mil.

A+ / A-

A cidade de Viseu foi destacada esta terça-feira pela publicação britânica "The Telegraph", num longo artigo sobre turismo em que o jornal explica as mudanças que o município tem implementado para atrair mais visitantes estrangeiros.

"A pequena cidade portuguesa de Viseu pode gabar-se de tudo o que se pode querer num destino turístico: gente amigável, ruas limpas, pôr-de-sol sobre as montanhas, ruínas romanas, uma catedral incrível e mais parques do que possa imaginar", começa o artigo. "Historicamente, a única coisa que lhe falta é... turistas."

Uma realidade que, aponta o diário, tem estado a mudar "desde 2013, quando o número de visitantes duplicou para mais de 250 mil por ano".

O segredo da cidade? "Arte e cultura", é apontado no artigo. "Há cinco anos, Viseu elegeu um novo autarca que tinha um plano a dois tempos para o futuro da cidade: atrair empresas tecnológicas e estimular o turismo cultural."

Graças à vinda de gigantes como a IBM e a Altice, a autarquia concentrou-se no segundo ponto e aprovou um orçamento multimilionário apostado na cultura e no turismo que, aponta a publicação britânica, já está a dar frutos.

"Viseu está agora no mapa enquanto destino cultural", aponta o vereador da Cultura, Património e Turismo da Câmara de Viseu. "Os visitantes portugueses estão a redescobrir a cidade novamente e os estrangeiros estão a descobrir-nos pela primeira vez."

O "Telegraph" tenta ainda descortinar os truques que Viseu pode ensinar a outros destinos menos conhecidos mas com muito potencial turístico. O artigo surge duas semanas depois de Portugal ter sido distinguido pelo World Travel Awards como Melhor Destino Turístico do mundo pelo segundo ano consecutivo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+