11 dez, 2018 - 16:26
A cidade de Viseu foi destacada esta terça-feira pela publicação britânica "The Telegraph", num longo artigo sobre turismo em que o jornal explica as mudanças que o município tem implementado para atrair mais visitantes estrangeiros.
"A pequena cidade portuguesa de Viseu pode gabar-se de tudo o que se pode querer num destino turístico: gente amigável, ruas limpas, pôr-de-sol sobre as montanhas, ruínas romanas, uma catedral incrível e mais parques do que possa imaginar", começa o artigo. "Historicamente, a única coisa que lhe falta é... turistas."
Uma realidade que, aponta o diário, tem estado a mudar "desde 2013, quando o número de visitantes duplicou para mais de 250 mil por ano".
O segredo da cidade? "Arte e cultura", é apontado no artigo. "Há cinco anos, Viseu elegeu um novo autarca que tinha um plano a dois tempos para o futuro da cidade: atrair empresas tecnológicas e estimular o turismo cultural."
Graças à vinda de gigantes como a IBM e a Altice, a autarquia concentrou-se no segundo ponto e aprovou um orçamento multimilionário apostado na cultura e no turismo que, aponta a publicação britânica, já está a dar frutos.
"Viseu está agora no mapa enquanto destino cultural", aponta o vereador da Cultura, Património e Turismo da Câmara de Viseu. "Os visitantes portugueses estão a redescobrir a cidade novamente e os estrangeiros estão a descobrir-nos pela primeira vez."
O "Telegraph" tenta ainda descortinar os truques que Viseu pode ensinar a outros destinos menos conhecidos mas com muito potencial turístico. O artigo surge duas semanas depois de Portugal ter sido distinguido pelo World Travel Awards como Melhor Destino Turístico do mundo pelo segundo ano consecutivo.