Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Gulbenkian Itinerante” leva arte ao país até 2020

30 nov, 2018 - 08:11

As primeiras seis localidades que vão acolher obras do museu são Bragança, Sabrosa, Castelo Branco, Portimão, Sines e Tavira.

A+ / A-

As coleções do Museu Calouste Gulbenkian vão tornar-se itinerantes e levar arte a vários pontos do país. A iniciativa, que pretende reforçar a presença da fundação fora de portas, arranca no sábado, em Bragança.

“Gulbenkian Itinerante” é o nome da iniciativa que até 2020 irá partilhar com várias localidades de norte a sul de Portugal a programação artística da Fundação Calouste Gulbenkian com exposições de obras de arte, além do programa de concertos pelo Coro e Orquestra desta instituição.

A iniciativa arranca com a exposição “Corpo e Paisagem”, no sábado, em simultâneo no Centro de Arte Contemporânea Graça Morais de Bragança e no Espaço Miguel Torga, em Sabrosa (Vila Real).

Nos dois espaços estará patente, de acordo com a fundação, “uma ampla seleção de trabalhos reunidos sob o título Corpo e Paisagem”, que junta “obras da Coleção Moderna e peças adquiridas por Calouste Gulbenkian de proveniências tão distintas como a Síria, a Turquia ou o Japão”.

Entre os artistas representados nos dois espaços estão nomes como Almada Negreiros, Paula Rego, Alberto Carneiro, Ana Vidigal, António Areal, Antony Gormley, Costa Pinheiro, Helena Almeida, João Queiroz, Lourdes Castro, Manuel Botelho, Mário Eloy, Menez, Miguel Palma, Rui Chafes, Stanislas Lépine e Thomas Weinberger.

O propósito da Fundação Calouste Gulbenkian é “mostrar sistematicamente as suas obras de arte pelo país, alargando o acesso do público às coleções do Museu Calouste Gulbenkian”, nomeadamente em regiões mais afastadas dos grandes centros e onde existam equipamentos culturais para acolher este espólio, como disse à Lusa o diretor-adjunto do Museu Gulbenkian. Nuno Vassallo e Silva sublinhou que não se trata de “um pacote feito que vai a todo o lado”, mas de “parcerias dinâmicas com a preocupação sempre de responder aos públicos locais”.

Até fevereiro de 2020, as primeiras seis localidades que vão acolher obras do museu são Bragança, Sabrosa, Castelo Branco, Portimão, Sines e Tavira.

Em Bragança e Sabrosa, a exposição “Corpo e Paisagem” abre sábado e lá permanece até 24 de março.

A partir de 8 de dezembro, o Museu de Portimão apresenta a exposição “Lugares, Paisagens, Viagens”, assente, igualmente, segundo os promotores, “numa criteriosa escolha de obras das Coleções do Museu Gulbenkian”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+