Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Han Solo”. Novo filme de Star Wars não conquista fãs

05 jun, 2018 - 13:08

“Han Solo: Uma História Star Wars” ficou bem atrás de seus antecessores na franquia e pode ser o primeiro “flop” de bilheteira da saga jedi.

A+ / A-

O novo filme da saga Star Wars, “Han Solo: Uma História Star Wars” está a caminho de se tornar o primeiro “flop” de bilheteira da saga, ficando muito aquém das expectativas.

Depois de, nos primeiros quatro dias de estreia nos EUA, o novo filme da ter arrecado pouco mais de 100 milhões de dólares - contra os 250 milhões de euros investidos na produção do filme – a segunda semana não deu mostras de melhorias: o filme fez apenas 25 milhões de euros, menos 65% em relação aos três primeiros dias de exibição.

A nível internacional, a situação não é mais feliz: as receitas ficaram pelos 30,3 milhões e 115,3 milhões de euros acumulados.

Em Portugal, o número de espectadores não chegou aos 50 mil na primeira semana de estreia.

O novo filme da Disney e da produtora Lucasfilme conta a história de Han Solo e as suas aventuras no mundo criminoso a bordo da Millenium Falcon, acompanhado do seu copiloto Chewbacca. Durante as viagens, Solo encontrará o apostador Lando Calrissian numa jornada que irá definir o caminho de um dos heróis mais improváveis da saga Star Wars.

A produção do filme terá custado cerca de 250 milhões de dólares para ser finalizada – mais 5 milhões do que o filme “Star Wars: O Despertar da Força”. Uma quantia bastante avultada, até para os padrões de Hollywood, que já fez de “Han Solo” o filme mais caro da saga.

Este não seria um problema se o investimento tivesse resultado nos lucros previstos antes da estreia. “O Despertar da Força”, por exemplo, correspondeu às expectativas da produtora e o investimento valeu a pena - arrecadou 963 milhões de dólares só nos EUA, tornando-se no filme que mais dinheiro gerou na história do cinema norte-americano. Pelo contrário, “Han Solo” vai pelo caminho oposto.

Os porquês do falhanço

O último filme da saga Star Wars, “Os Últimos Jedi”, foi lançado apenas cinco meses antes de “Han Solo”, o que pode ter causado um desgaste na audiência. Esta é uma das justificações para o “flop” de bilheteira do novo filme.

A isto soma-se o facto de “Han Solo: Uma História de Star Wars” ser, a par de “Rogue One”, uma história complementar à saga principal, servindo essencialmente para aprofundar histórias menores - algo que pode ter levado alguns dos fãs menos interessados nessas histórias paralelas a não irem ao cinema desta vez.

Apesar de “Han Solo: Uma História de Star Wars” estar a ser um fracasso a nível de audiências, as críticas ao filme têm sido, no geral, bastante positivas.

O maior receio dos fãs passava pela interpretação de Alden Ehrenreich, que abraçou o desafio de interpretar o papel de Han Solo quando era mais jovem – originalmente, o papel foi interpretado por Harrison Ford, num total de sete filmes da saga.

A explicação para o desastre poderá estar também na saída dos dois realizadores originais, Phil Lord e Chris Miller – que levou a que o orçamento do filme disparasse – mas também na concorrência: "Han Solo" chegou aos cinemas na mesma semana que "Deadpool 2" e "Vingadores: Guerra do Infinito", o que poderá tê-lo prejudicado na batalha de titãs.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+