Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Descobertas quase 500 moedas dos séculos I ao III em Braga

23 mai, 2018 - 15:20

Tesouro estava escondido num muro do Museu Pio XII.

A+ / A-

O Museu Pio XII, em Braga, descobriu 481 moedas romanas datadas do século I ao século III que permitem perceber o circuito de comércio no Mediterrâneo na época do Império Romano, anunciou esta quarta-feira a diocese de Braga.

"São 481 moedas, um tesouro que estava no muro de uma segunda 'domus' que descobrimos com esta sondagem. São coisas únicas, temos uma moeda do século I, moedas do século II, III, que permitem perceber todo o circuito de comércio à volta do Mediterrâneo durante aquele período", explicou à agência Lusa o diretor do museu, José Paulo Abreu.

As moedas encontradas, numa sondagem geofísica realizada há dois anos, "foram cunhadas desde a Síria, Turquia, Alemanha, França", sendo que os trabalhos revelaram, ainda, "toda a Braga Romana" debaixo do edifício do próprio museu, que pertence à diocese.

José Paulo Abreu adiantou que está nos planos do museu, que ocupa um quarteirão no centro de Braga, continuar a explorar "o que está ali por baixo", existindo "uma candidatura para isso", mas que ainda não tem resposta.

"Temos a Braga Romana toda aqui, por baixo do edifício. Temos a possibilidade de pôr à mostra quatro casas romanas, da elite, com arruamentos, muros e os fragmentos que aparecem nessas coisas, como cerâmica do alto ao baixo império, vidros, metais", apontou.

As moedas descobertas estão, desde esta quarta-feira, em exposição no Museu Pio XII.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+