Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Vá a banhos em Portugal. Há 99 novas praias aprovadas para a prática balnear

20 abr, 2018 - 17:29

Em 2017, havia 541. Este ano, são 640, entre praias de mar e praias fluviais.

A+ / A-

Portugal vai ter este ano 640 praias aprovadas, incluindo as fluviais, para a prática balnear, mais 99 face a 2017. Assim anunciou esta sexta-feira o diretor do Instituto de Socorro a Náufragos (ISN), que citado pela agência Lusa avançou ainda que haverá mais 504 nadadores salvadores certificados para garantir a segurança nas praias na próxima época balnear, que arranca legalmente a 1 de maio e que vai até 15 de outubro.

Em conferência de imprensa na sede do ISN, em Caxias, José Gouveia disse que, este ano, haverá 387 praias no litoral do continente com qualidade para banhos e 129 no interior do país (praias fluviais), a juntar a 70 e a 54 nas ilhas dos Açores e da Madeira, respetivamente.

No evento, o diretor do ISN explicou que ainda não é possível fazer uma estimativa de quantas praias serão vigiadas e aproveitou para sublinhar que essa é uma responsabilidade das autarquias e dos concessionários das praias, a quem compete a contratação dos nadadores salvadores.

“O nosso papel é de entidade reguladora, de certificar, quer as escolas, quer depois fazer os exames aos nadadores salvadores que as escolas nos apresentam para certificar. Não podemos fazer mais. Do ponto de vista da entidade reguladora [estamos] empenhadíssimos em que haja cada vez mais nadadores salvadores”, afirmou o diretor do ISN.

José Gouveia esclareceu que o ISN nada tem a ver com a contratação destes profissionais, mas deixou um alerta com base na experiência de anos anteriores.

“É que existem nadadores salvadores que tiram o curso e depois não vão exercer a atividade, daí a necessidade de termos o maior número possível de nadadores salvadores certificados para termos a garantia de que eles existem para ir para as praias. (…) Compete-nos é que estejam bem formados e que a sua formação cumpra os requisitos da lei e que estejamos seguros de que os que estiverem na praia saibam aquilo que estão a fazer”, salienta.

Este ano realizaram-se 23 cursos de nadadores salvadores, num total de 352 destes profissionais, e houve 152 requalificações, perfazendo 504 novos nadadores salvadores. Ao todo existem 5.360 nadadores salvadores certificados. Apesar destes números, o diretor do ISN reconhece que ainda existem situações de praias não vigiadas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+