Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Póvoa de Varzim quer ser Cidade Literária da UNESCO

24 fev, 2018 - 16:26 • Maria João Costa

Em 2019, altura em que se completarão 20 anos do Festival Literário Correntes d'Escritas, a Póvoa de Varzim quer ser eleita Cidade Criativa da Literatura pela UNESCO. A candidatura está em marcha.

A+ / A-

“Queremos que a Póvoa do Varzim seja reconhecida como uma cidade literária. Penso que temos tudo para isso”, afirma Luis Diamantino. O Vereador da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim onde hoje chega ao fim a edição numero dezanove do Festival Correntes d'Escritas está confiante. Este responsável pelo festival literário que este ano reuniu mais de oitenta escritores explica que a autarquia está a preparar o dossier de candidatura.

Em defesa da candidatura, o vereador Luis Diamantino diz que “não são só as Correntes d'Escritas”. O autarca inúmera todo o trabalho feito ao longo dos últimos anos na Póvoa de Varzim, “antes das Correntes d'Escritas existia um trabalho muito alicerçado da Biblioteca Municipal que promoveu o livro e a leitura”. Diamantino gaba-se também do “corpo editorial” da autarquia que lança anualmente livros sobre a Póvoa de Varzim. Essa “Biblioteca poveira chama-se Na Linha do Horizonte”.

Para esta candidatura à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, a autarquia conta com o apoio público do atual Ministro da Cultura, o poeta Luis Filipe Castro Mendes e do Presidente da República que em 2017 fez a sessão inaugural deste festival que junta escritores de línguas ibéricas. Em 2019, o Festival Correntes d'Escritas completa vinte anos e quer comemorar a ocasião com essa marca de Cidade Literária atribuída pela UNESCO, titulo já detido por Óbidos, que organiza o Festival Literário Fólio.

Na hora de fecho e balanço da edição deste ano das Correntes d'Escritas, o vereador da Cultura assume o desafio deixado pelo autarca da Póvoa na sessão de abertura de em 2019 inovarem. “Está a ser feita uma tese de mestrado aqui com um questionário que está a ser distribuído a todos os que nos visitaram. No final do inquérito, há uma pergunta e que questiona “o que gostaria de ver no futuro nas Correntes d'Escritas?”, ora isso, diz Luis Diamantino pode ser uma base de trabalho para a próxima edição. Mas a autarquia tem também as suas ideias para já em segredo e onde a cada ano se tentam reinventar.

Olhando para o Festival de 2018 onde participaram nomes nacionais e internacionais como Luis Sepúlveda, Eric Nepumoceno, Afonso Cruz, João Tordo, Inês Pedrosa, Daniel Jonas, Ana Luísa Amaral entre outros, o vereador da cultura não poupa elogios. “Falou-se aqui nas mesas do politicamente correto e imparcialidade. Confesso que não sou politicamente correto ou imparcial. Para mim este é só o maior e o melhor encontro de escritores da Península Ibérica.”

Declarações feitas à margem da sessão de encerramento onde o Cine-Teatro Garrett encheu-se de público, onde as cadeiras não chegaram. Havia gente pelas escadas, nos corredores de pé. Todos quiseram ouvir a mesa que juntou os autores Luis Sepúlveda, Alicia Koft, Onésimo Teotónio Almeida e os poetas Daniel Jonas e José Luiz Tavares.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+